Ricardo Formosinho estreia-se a vencer e mantém The Strongest na liderança

Bolívia Ricardo Formosinho estreia-se a vencer e mantém The Strongest na liderança

INTERNACIONAL10.07.202311:31

Ricardo Formosinho conquistou, na última madrugada, a primeira vitória à frente do The Strongest, líder do campeonato boliviano, agora com 36 pontos, mercê de 11 vitórias, três empates e três derrotas em 17 jornadas realizadas, e mantém uma vantagem, à condição, de quatro pontos sobre Always Ready e Nacional Potosí  (menos um jogo), os mais diretos perseguidores.

Em Vinto, frente ao Universitario, a formação de La Paz triunfou por 3-1, com o avançado argentino Enrique Triverio, que bisou, e o defesa boliviano Adrián Jusino a materializarem o claro ascendente do The Strongest em toda a partida, colocando um ponto final num ciclo de quatro jogos (três derrotas e um empate) sem vencer. 

Tratou-se do quarto jogo do treinador português, de 66 anos, à frente do The Strongest. Depois de duas derrotas (para o campeonato, na deslocação a Potosí, com o Nacional, e em Buenos Aires, com o River Plate, para a Libertadores) e de um empate (com o Guabirá, na Copa da Liga Boliviana), Ricardo Formosinho, antigo adjunto de José Mourinho no Manchester United e Tottenham, a conseguir ultrapassar as dificuldades iniciais que enfrentou, mantendo-se na frente do campeonato no início da segunda volta da competição.

Esta é, recorde-se, a primeira experiência de Ricardo Formosinho no futebol sul-americano, depois de, já este ano, ter treinado em Marrocos, no Olympique Club Khouribga. No currículo, o técnico natural de Setúbal conta ainda, para além das vivências acumuladas nos mais diversos contextos em Portugal, com passagens por clubes da Arábia Saudita, Vietname, Angola, Malásia, Tunísia, Sudão, onde foi campeão no A-Hilal Omdurman, e Marrocos.