Últimos 10 anos: mais grandes penalidades a favor do Sporting e menos contra o FC Porto

Futebol Últimos 10 anos: mais grandes penalidades a favor do Sporting e menos contra o FC Porto

FUTEBOL09.07.202320:59

«Pênalti é uma coisa tão importante que quem deveria bater era o presidente do clube». A frase famosa é atribuída a Neném Prancha (1906-1976), olheiro, roupeiro, massagista e técnico de divisões de base do futebol brasileiro. Porém, ele sempre disse que a frase que proferiu era bem diferente: «O penálti é tão fácil de marcar que até o presidente o pode bater».


A verdade é que, tendo taxa de sucesso relativamente alta, marcar um penálti não é sinónimo de golo. Mesmo sem ser o presidente a executar o castigo máximo. São os números que o confirmam. Nas últimas dez épocas, por exemplo, só 78 por cento das grandes penalidades marcadas em Portugal terminaram em golo. Ou seja, grosso modo, três em cada quatro penáltis dão golo. Neste período foram assinaladas 1065 grandes penalidades na Liga portuguesa. Nada menos de 828 foram convertidas em golo e 237 foram falhadas. Dá, pois, uma taxa de acerto de 78 por cento.


E quais foram na última década as equipas com mais grandes penalidades assinaladas a seu favor? A resposta é simples: as melhores quatro equipas de 2013 a 2023. Benfica, FC Porto, Sporting e SC Braga, claro. É óbvio. São as equipas que melhores jogadores tiveram, as que, por isso, mais atacaram e mais golos marcaram. Logo, sem surpresa, as que mais grandes penalidades tiveram ao seu dispor.


E qual dessas quatro equipas teve mais grandes penalidades a seu favor? O Sporting com 103, seguido por FC Porto com 99, Benfica com 78 e SC Braga com apenas 60. O Sporting é também aquela que tem taxa de sucesso superior na última década: 86 por cento acabaram em golo, contra 78 por cento do Benfica e 77 por cento de FC Porto e SC Braga.

Confira todas as estatísticas:

Ou seja, 80 por cento acabaram em golo. Porém, o SC Braga é, também de forma clara, a equipa que mais penáltis evita que acabem em golos do adversário. Apenas 68 por cento dos penáltis assinalados contra os guerreiros terminaram em golo. Esta taxa é de 81 por cento para Benfica e FC Porto e de 95 por cento no caso do Sporting.