Acordo selado: Boehly  e norte-americanos compram o Estrasburgo

França Acordo selado: Boehly e norte-americanos compram o Estrasburgo

INTERNACIONAL22.06.202319:49

O montante do investimento não foi divulgado, mas tanto Marc Keller, presidente do Racing Club Strasbourg Alsace (RCSA) – o Estrasburgo, 15.º classificado da Ligue 1 em 2022/23, com 40 pontos em 38 jogos, após ter lutado pela permanência – como a BlueCo, consórcio de investidores liderado por Todd Boehly, juntamente com o fundo ClearLake Capital, juntos no consórcio BlueCo (dono do Chelsea) confirmaram esta quinta-feira o acordo para a compra de 100 por cento do clube francês.

Antigo médio do clube (de 1991 a 1996) e internacional francês, Marc Keller, líder do Estraburgo há 11 anos (desde 2012), chegou a acordo com os investidores norte-americanos para a venda da totalidade do clube, seguramente por soma de apreciáveis milhões de euros, ainda a desvendar, mas irá manter-se na presidência.

Além de Todd Boehly, os seus sócios Mark Walter e Hansjörg Wyss, voltam a in vestir ao lado do norte-americano que em maio de 2022 comprou o Chelsea mas já era proprietários, nos EUA, dos Los Angeles Dodgers (basebol) e dos Los Angeles Lakers (NBA).

Além de Marc Keller continuar presidente do clube, também Loïc Désiré se manterá em funções no recrutamento, acrescentou já na tarde desta quinta-feira o L’Équipe, ajuntando que o objetivo da BlueCo passa pela criação de uma academia do clube, de forte investimento no reforço da principal equipa do emblema fundado há 117 anos (1906) e, com esta chegar a um lugar na metade superior da tabela classificativa, «estabilizar entre o quarto e o oitavo» da Ligue 1. A ambição norteia o investimento.

Em comunicado divulgado neste dia, a BlueCo – consórcio de investidores liderado por Todd Boehly – prometeu «preservar o património centenário do RCSA.

«É para nós uma honra fazermos parte deste clube histórico. Estamos empenhados em preservar o legado do Racing e em trabalhar em estreita colaboração com Marc [Keller] e a sua equipa de gestão para continuar o grande trabalho que têm feito», reforçam os investidores, na nota emitida.

«Este investimento estratégico reforça a nossa presença no futebol europeu, a par do envolvimento no Chelsea. Acreditamos que criará enormes oportunidades de partilha de conhecimento e experiência», acrescentou a BlueCo, em comunicado à imprensa.

Segundo a imprensa francesa, o Rio Ave poderá ser o próximo no portfólio de clubes do consórcio, cuja chegada e controlo do Estrasburgo mereceu já reação pública contrária de um grupo de adeptos do clube, na rede social Twitter, e promete polémica e contestação, tal como já sucedera no Chelsea, como se pode ver no ‘tweet’ em anexo:

Tags: