Portugal já está no Euro-2024 (e com a qualificação mais rápida de sempre!)

Portugal já está no Euro-2024 (e com a qualificação mais rápida de sempre!)

SELEÇÃO13.10.202321:43

Vitória frente a Eslováquia (3-2), a sétima em sete jogos, garante apuramento direto para a fase final do Alemanha-2024, quando há ainda três duelos por disputar. Nunca se viu algo assim! Roberto Martínez bate mais um recorde.

É oficial: Portugal está na fase final do Euro-2024 após derrotar a Eslováquia (3-2) com golos de Gonçalo Ramos e Cristiano Ronaldo (bisou), garantindo a mais rápida e tranquila qualificação de sempre para a fase final de uma grande competição. E os números são, até agora, incríveis: 7 jogos, 7 vitórias, 27 golos marcados e agora dois sofridos. É praticamente incólume que a Seleção Nacional carimba a 17.ª presença numa prova de elite.

Foto Imago/Joaquim Ferreira

Recorde-se que, nas anteriores 16 vezes em que Portugal participou em fases finais de Campeonatos do Mundo ou da Europa (15 apuramentos, porque em 2004 tinha lugar reservado como organizador), só em três tinha chegado ao último jogo já qualificado. E só o tinha conseguido na penúltima partida. Agora, sublinhe-se, ainda há três por disputar! Incrível.

Foto Imago

As três melhores qualificações até à atual aconteceram rumo ao Mundial-1966 (apuramento com empate em casa diante da Checoslováquia; derrota na Roménia no último jogo), na corrida para o Mundial-2006 (qualificação alcançada com triunfo caseiro sobre o Liechtenstein, tornando a vitória sobre a Letónia no último jogo irrelevante) e na caminhada para o Euro-2016 (presença carimbada com vitória em Braga sobre a Dinamarca, tirando pressão da visita à Sérvia, que Portugal também venceu).

Seriam essas, curiosamente, as melhores fases finais de Mundiais (3.º e 4.º lugar) e Europeus (1.º lugar) em que participaria. Será um bom sinal para o Alemanha-2024?

Para já, certo é o novo recorde de Roberto Martínez como selecionador, ao garantir o mais rápido apuramento de sempre, depois de na ronda anterior do grupo J ter alcançado a maior goleada da história (9-0, ao Luxemburgo).

Esta noite, o selecionador surpreendeu lançando dois avançados de início e os golos foram todos marcados precisamente por essa dupla: um de Gonçalo Ramos e bis de Cristiano Ronaldo, que soma agora um total de 125 em 202 jogos por Portugal. Bruno Fernandes voltou, também, a estar em destaque com duas assistências.

Acabou! Estamos no Euro-2024

80' GOLO DA ESLOVÁQUIA! 2-3! Lobotka volta a reduzir para a diferença mínima. Portugal não sofria dois golos desde a fase de grupos do Mundial-2022, diante da Coreia do Sul, em dezembro do ano passado (derrota por 1-2).

73' GOLO DE PORTUGAL! 3-1! Cristiano Ronaldo acerta em cheio nas redes, respondendo de forma fantástica à assistência soberba de (quem mais?) Bruno Fernandes.

69' GOLO DA ESLOVÁQUIA! 2-1. Marca David Hancko, com forte remate, que desvia em António Silva e trai Diogo Costa. É o primeiro golo sofrido por Portugal nesta qualificação.

68' João Cancelo recupera a bola e dispara na direção da baliza. Com Ronaldo à direita e Félix à esquerda, o lateral do Barcelona optou porém pelo remate de longa distância muito por cima.

Sublinhe-se que João Félix entrou sob forte aplauso dos adeptos no Dragão.

65' SUBSTITUIÇÃO: sai Rafael Leão, entra João Félix

63' Vai entrar João Félix dentro de instantes.

60' Nos últimos cinco minutos, o jogo mudou. A Eslováquia tem mais bola e vai rodeando a baliza de Diogo Costa. A Seleção denota algum desgaste e 'clama' por substituições. Martínez tem de mexer na equipa.

55' A toada da primeira parte mantém-se. Sob chuva torrencial, Portugal domina o jogo e vai rondando com perigo a baliza eslovaca. O ambiente está ao rubro no Dragão! A Seleção prepara-se para fechar com chave de ouro o mais rápido apuramento de sempre para uma fase final

Começou a segunda parte no Dragão.

Intervalo no Dragão

Portugal, absolutamente dominador ao longo da primeira parte, chega ao descanso a vencer por 2-0 frente à Eslováquia, por conta dos golo de Gonçalo Ramos e Cristiano Ronaldo, este de penálti. O atacante do PSG ainda atirou ao poste.

43' AO POSTE! Gonçalo Ramos estica-se todo, ainda acerta na bola, mas esta estoira em cheio no ferro. A jogada de Cristiano Ronaldo é espetacular, embora a definição não tenha sido a melhor: rematou, e foi na ressaca que Ramos ainda tentou, quando podia ter apostado, antes, num cruzamento rasteiro para o atacante do PSG

40' Sucedem-se as oportunidades da Seleção Nacional junto à baliza eslovaca. O sufoco é enorme, mas a bola teima em não entrar... Só dá Portugal, dominador praticamente total da primeira parte.

Portugal domina por completo o duelo com a Eslováquia e a vantagem de 2-0, garantida pela dupla atacante (Gonçalo Ramos e Cristiano Ronaldo), podia ser ainda mais confortável. Sem esquecer, claro, que António Silva quase fazia um autogolo... A Seleção, contudo, não se ressentiu desse instante e está bem ligada ao jogo.

29' GOLO DE PORTUGAL! 2-0! Cristiano Ronaldo converte com sucesso o penálti e chega ao seu 124.º golo pela Seleção, o sexto nesta qualificação! O Euro-2024 está à vista!

28' PENÁLTI A FAVOR DE PORTUGAL! O cruzamento de Rafael Leão é cortado com o braço por um defesa eslovaco. Avança CR7

18' GOLO DE PORTUGAL! 1-0 GONÇALO RAMOS cabeceia com sucesso na direção da baliza, à ponta de lança, na sequência de cruzamento perfeito de Bruno Fernandes.

15' QUE SUSTO! A bola desvia em António Silva, vai na direção da baliza, mas Diogo Costa ainda a desvia para o poste. Eis a Eslováquia a sacudir a pressão!

14' Que bomba de Bruno Fernandes, de pé esquerdo, para defesa à altura de Dubravka. O guarda-redes do Newcastle está a ser decisivo neste início de partida, travando a alta pressão de Portugal desde o apito inicial.

7' Lance muito confuso na área da Eslováquia na sequência de canto, com vários portugueses a tentar rematar, mas sem conseguir qualquer fruto. A jogada, caricata, acaba anulada por fora de jogo.

Começou o Portugal-Eslováquia!

Cristiano Ronaldo homenageado pelas 200 internacionalizações, marca atingida na Islândia a 20 de junho.

Chove torrencialmente no Dragão. E a trovoada sente-se cada vez nas proximidades do estádio.

Confira o ambiente no Estádio do Dragão no momento em que os jogadores iniciaram o aquecimento...

Os guarda-redes já aquecem!

Já há muitos adeptos no Dragão.

Onze de Portugal
Diogo Costa; Diogo Dalot, Rúben Dias, António Silva e João Cancelo; Bernardo Silva, João Palhinha, Bruno Fernandes e Rafael Leão; Gonçalo Ramos e Cristiano Ronaldo

Já há onze oficial de Portugal e com uma surpresa: Roberto Martínez lança Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos lado a lado na equipa titular.

Confira também o onze da Eslováquia, onde consta o avançado do Boavista, Bozenik:

Boa tarde. Acompanhe aqui as principais incidências, as melhores fotos e os vídeos das jogadas-chave do Portugal-Eslováquia, de qualificação para o Euro-2024.