É mesmo a 4?!

OPINIÃO06.12.201803:00

INDO o 1.º terço do campeonato - tão-só o 1.º terço -, confirma-se tendência das últimas épocas: SC Braga cada vez mais metido ao barulho com o trio de gigantes. Que balanço, e perspetivas, na refrega pelo título? Mesmo a 4?!  

FC PORTO. Recompôs-se de mau início (com Belenenses, no Jamor, 2-3 arrancado ao cair do pano; imediata derrota, 2-3, em casa, face a V. Guimarães!; e, à 7.ª ronda, nova derrota, 0-1, na Luz), retomou liderança, mas, mesmo pós-Jamor, vai fazendo tangentes a mais deslizes: no Dragão, 1-0 ao SC Braga com tremendos sustos… (até poderia ter perdido); de seguida, no Bessa, outro 1-0, mais do que a ferros, aos 90+5 minutos…
Este FC Porto tem tido muito altas doses de estupenda estrelinha e de forte mérito. Confronto com Boavista, duríssimo!, disso foi o mais perfeito espelho. Ninguém ganha nos derradeiros segundos sem super estrelinha. E o mérito também foi evidente: quando Sérgio Conceição somou Soares e Adrián a todos os outros cavalões - Felipe, Militão, Telles, Danilo, Marega! -, o desgaste de quem já só defendia tornou-se tremendo! Até tombar por exaustão naquele lance em que pareceu bem fácil tirar a bola dali. Enésimo exemplo do futebol músculo direto ao golo, ex-líbris do FC Porto campeão com poder atlético superior ao da concorrência lusitana.
Outro crucial trunfo portista, também vindo da época anterior: excelente capacidade defensiva. Agora, nas primeiras 3 jornadas, sofreu 5 golos (ai o adeus ao líder Marcano…); mas chegou Militão… - nas 8 jornadas seguintes, só 1 golo encaixado (na Luz). Ninguém ganha campeonatos sem prioridade a muito bem defender - no futebol como no andebol, no hóquei, no basquetebol…
Acrescido mérito portista - e tão importante: venceu o seu grupo na Champions, com exibições crescentemente convincentes.
SPORTING de Keizer enfrentou, ao seu 3.º jogo, o 1.º teste mais bicudo: visita ao 5.º classificado. Ultrapassou-o quase com perna às costas, graças a nota de muito bom. Volto a lembrar que José Peseiro pouco teve Mathieu e nunca teve Bas Dost… Outra realidade desponta: Marcel Keizer está a mudar o modelo de jogo - impressionando que o faça tão depressa. Futebol simples (aparentemente…), setores unidos, rápida recuperação da bola e… a novidade: no desenvolvimento de ataques, notório privilégio para rápidos e certeiros passes… ao primeiro toque (eficácia, com menor desgaste). Capacidade técnica e visão de jogo de Bruno Fernandes e de Nani sentem-se como peixe na água. Gudelj cresce como n.º 6; Wendel já vai mostrando porque foi contratado; Diaby progride; Jovane caminha para prodígio (mais um golaço em Vila do Conde!); decisão na grande área é com Bas Dost, senhor de muito boa técnica de cabeceamento, sublimando 1,96 m e 84 kg!…
Ainda este trunfo: todos os médios são peritos a rematar de longe… - como Danilo, Herrera, Otávio, Óliver, Sérgio Oliveira no FC Porto…
Falta o regresso de Raphinha… Eis sinais de surgir candidato a campeão mais sólido do que se pensava…
SC BRAGA. Veloz recuperação do estrondoso falhanço europeu. Venceu Sporting e foi ao Dragão jogar à séria, pondo FC Porto à nora… Treinador em claríssima ascensão, bom plantel (não ao nível dos gigantes). Muito difícil discutir o título, mas vai moer-lhes o juízo. Se sair incólume de Tondela, duas semanas depois com enorme ambição entrará na Luz.  

BENFICA. Rui Vitória saiu ainda mais fragilizado da rábula de ter estado despedido! Incrível! No momento do seu regresso, nenhuma dúvida: principal palavra de ordem passou para os jogadores… Dois dias depois, com esfusiante 2.ª parte, claramente vincaram: estamos com o treinador. Óbvio: isso é fundamental. Se suficiente, veremos. No 1.º ano de Vitória bicampeão (início dificílimo, em escaldante ambiente), atraso foi superior ao atual. Grande recuperação, espetacular 2.ª volta em tremendo braço de ferro com Sporting de Jorge Jesus também em tudo por tudo! Agora, como há um ano, vejo notórias debilidades no plantel. A menos que, ressalvando Odysseas, alguns dos 9 reforços mostrem, enfim, que, afinal, o são…
Ainda não foi ontem… - no confronto entre meia reserva do Benfica e total reserva do P. Ferreira. Significativo: tendo André Almeida e Rúben Dias muitos jogos, defesas Corchia, Conti e Lema nem no banco estiveram… Setúbal, depois de amanhã: aí sim, haverá teste.