18 de maio de múltiplos anos
JOÃO PAULO II faria hoje 100 anos. Só alguém com a compaixão e paciência deste Papa aguentaria, por exemplo, ser líder do futebol português. Só mesmo Karol Wojtyla conseguiria aturar as birras dos clubes portugueses: ai, não quero jogar ali; ai, não quero que joguem aqui; ai, não saio daqui para jogar.
NOBBY STILES completa hoje 78 anos. Por mim, chamaria o inglês para resolver a questão dos estádios onde vão realizar-se as últimas dez jornadas de 2019/2020. O médio que marcou Eusébio, de forma impiedosa, na meia-final do Mundial de 1966 e na final da Taça dos Campeões de 1968, teria argumentos suficientes, digamos assim, para enfrentar os clubes. O senhor joga no estádio onde estiver decidido que joga, ok? Se for decidido que o seu estádio servirá para outro senhor jogar, mesmo que seja seu rival, ele jogará, ok? E se ficar decidido que o senhor tem de sair do seu cantinho para se juntar à zona de Portugal onde os outros 17 senhores jogarão, o senhor sai, ok?
RICARDO CARVALHO comemora hoje 42 anos. Acho que a Liga tem de lidar com este assunto dos estádios com a elegância e a subtileza que o campeão da Europa de 2004 (FC Porto) e 2016 (Portugal) tinha enquanto jogava. Há segurança para jogar no estádio do senhor que não quer jogar em casa sem ser no seu cantinho e que não quer juntar-se à zona de Portugal onde os outros 17 senhores vão jogar? Então que se jogue. Ah, mas o senhor que não quer jogar nos estádios dos principais rivais também não quer deslocar-se ao estádio do senhor que não quer sair do seu cantinho para se juntar à zona de Portugal onde os outros 17 senhores vão jogar? Altura de Ricardo Carvalho, elegantemente, dizer ao senhor: é uma viagem de hora e meia para lá e hora e meia para cá. Nada mais, ok? Jogas e ponto final. Ninguém vai ocupar nada, rapazes, ninguém vos vai fazer mal, ok? Não é preciso pensar como o alemão que queria passar a fronteira para a Polónia e ouviu o guarda polaco a perguntar-lhe qual a nacionalidade. «Alemão», diz o alemão. «Ocupação?», pergunta-lhe o polaco. «Não», diz o alemão, «apenas turismo». Duas viagens de hora e meia é quase turismo, ok?
YANNICK festeja hoje 60 anos. Calma, muita calma. Não é o Djaló, é o Noah. É o pai de Joakim, Yelena, Elijah, Jénayé e Joalukas e não o pai de Christian Martim, Lyonce Viktórya e Lyani Viiktórya. Os tenistas, sobretudo os fortes como Noah, jogam em qualquer lado. Não dizem: ah, não jogo em Flushing Meadows porque é aí que costumam jogar o Andre Agassi e o Pete Sampras. Os bons jogam em qualquer lado e sob quaisquer condições.