O Sporting voltou às vitórias na Youth League no jogo frente ao Marselha - Foto: Sporting CP
O Sporting voltou às vitórias na Youth League no jogo frente ao Marselha - Foto: Sporting CP

Youth League: Sporting vence Marselha e regressa às vitórias na Europa

Comandados de João Gião venceram os marselheses por 2-1 na 3.ª jornada da prova. Golos de Flávio Gonçalves e Paulo Simão no regresso às vitórias dos leões, depois do empate em Nápoles na passada ronda. Gabriel Silva foi expulso aos 84', mas verdes e brancos aguentaram a vantagem

O Sporting voltou às vitórias na UEFA Youth League. Os sub-19 dos leões receberam esta quarta-feira, no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, a equipa do Marselha. Golos de Flávio Gonçalves e Paulo Simão deram a vitória por 2-1 ao conjunto leonino.

Sob o olhar de Rui Borges, treinador da equipa principal, e do presidente, Frederico Varandas, ambos presentes na bancada, 11 minutos bastaram para que o Sporting, que assumiu desde início o controlo do jogo, chegasse à vantagem. Ivanildo Mendes aguentou a pressão, ganhou a segunda bola e lançou Flávio Gonçalves, que, perante o guarda-redes Diarra, não vacilou.

Foi o primeiro de muitos momentos de real perigo dos leões, que, numa e noutra vez, podiam ter aumentado a vantagem no primeiro tempo. Os franceses só numa ocasião conseguiram criar perigo no primeiro tempo, quando Mmadi ficou a centímetros de poder encostar para a baliza de Miguel Gouveia. O Sporting teve mais bola, esteve sempre mais perto da área adversária e esteve perto do golo em diversas ocasiões. Ao minuto 20, Gabriel Silva apareceu sozinho na área, mas permitiu defesa a Diarra e, mesmo em cima do intervalo, um cruzamento de Flávio Gonçalves passou pela pequena área mas não chegou a ninguém.

Sinais muito positivos dados pelo Sporting no primeiro tempo. Os leões chegaram ao intervalo em vantagem, que só pecava por escassa, mas o segundo tempo começou com um balde de água fria. Logo aos 47', Bakola entrou pelo lado esquerdo da área e rematou cruzado para fazer o 1-1. Um golo que igualou as contas e que trouxe equilíbrio ao jogo.

Os comandados de João Gião não conseguiram imprimir a mesma velocidade do primeiro tempo e ser perigosos de forma recorrente como havia acontecido antes do descanso. A melhor oportunidade de perigo antes do minuto 81 foi do Marselha, quando Valero aproveitou uma defesa incompleta para Miguel Gouveia para rematar, mas Eduardo Felicíssimo conseguiu, em cima da linha, evitar a reviravolta.

Os marselheses tinham conseguido equilibrar o jogo e, em certos momentos do segundo tempo, superiorizar-se ao Sporting, mas a exibição num todo justificava uma eventual vantagem leonina. Ao minuto 81 Paulo Simão tratou de dar essa 'justiça' ao resultado. Daniel Costa cabeceou, o cabeceamento foi defendido por Diarra para a barra e, na recarga, o número 16 sportinguista fez o 2-1 na partida.

O sofrimento ainda não havia acabado. Gabriel Silva viu o segundo amarelo três minutos depois do segundo golo do Sporting, mas a turma de João Gião soube aguentar os minutos finais com menos um, com destaque para uma grande defesa de Miguel Gouveia já na compensação, que, com um voo, tirou a Bezahaf a hipótese de desviar para o 2-2. Os sub-19 do Sporting voltam às vitórias na Youth League e, em 9 pontos possíveis, conquistaram 7.