Volta a Portugal: Mortágua dispara míssil Linarez em Elvas
Leangel Linarez tinha feito 29 anos na véspera, mas a prenda só chegou este sábado, em Elvas. O venezuelano da Tavfer venceu ao sprint a terceira etapa da Volta a Portugal, uma tirada de 182,2 quilómetros desde Beja, e culminou um trabalho exemplar da equipa dirigida por Gustavo Veloso, que passou ao lado da glória nas chegadas em pelotão dos dois primeiros dias.
Foi uma etapa longa, a mais longa da Volta, disputada sob forte calor e com um final particularmente exigente. A estrada inclinava-se nos metros decisivos e o pelotão esticou-se no interior da cidade alentejana, depois de uma tarde corrida sob intenso calor. Quando já tudo parecia encaminhado para o sprint, a queda de Gonçalo Rodrigues, o último resistente da fuga do dia, numa rotunda, desfez o alinhamento do grande grupo e tornou a aproximação à meta ainda mais caótica.
O desafortunado corredor da Óbidos foi companheiro de aventura, na tórrida jornada, do compatriota José Moreira (GI Group Simoldes), do irlandês Ronan O’Connor (APS) e do norte-americano Joshua Lebo (Meridian). O quarteto isolou-se cedo, foi forte e solidário, e por isso resistiu quase até à meta. Faltou-lhe menos de um quilómetros para ser feliz, alcançado depois de a Anicolor, a Tavfer e a Burgos BH assumirem a perseguição, que esteve à beira de falhar por ter sido tardia.
A Tavfer tinha uma missão clara: levar Linarez em condições de disputar a vitória. A queda atrasou o venezuelano, mas não o afastou da luta. Recuperou a posição, encontrou novamente o comboio e esperou pelo momento certo. Na frente da equipa de Mortágua esteve César Martingil e depois João Matias, que fez o lançamento de Linarez para o sprint e ainda acabou por completar uma excelente operação coletiva com o segundo lugar da classificação da etapa, recompensa pelo trabalho desenvolvido ao longo de toda a etapa.
Linarez foi então mais rápido do que todos. Acelerou na rampa final e conseguiu abrir espaço suficiente para celebrar a quarta vitória da carreira, inalcansável para o argentino Tomas Contte, que porfia há dois dias pela, ainda sem sucesso.
Quem também continua a tentar vencer com o mesmo inêxito do corredor da Aviludo é Rui Oliveira, mas agarra-se a algo tão ou mais importante (pessoalmente), a camisola amarela. O português da mediática UAE Emirates ainda apareceu na frente a pouco mais de 200 metros da meta, mas não conseguiu resistir à aceleração final. O líder da geral terminou em quinto e manteve-se no topo da classificação com os mesmos três segundos de vantagem, em véspera de a Volta entrar num terreno totalmente diferente e o final do reinado poderá estar por horas.
A etapa da Torre, marcada para hoje, irá trocar a velocidade dos sprinters pelo esforço dos trepadores. E emergirão os homens da classificação geral. Até lá, Elvas fica associada a grande vitória de Leangel Linarez - um triunfo conquistada depois de uma fuga anulada no limite, de uma queda arrepiante de um dos heróis do dia e de um sprint decidido numa rampa curta, mas suficientemente dura para separar os mais rápidos. E o venezuelano foi tal como um míssil.