Luís Pinto, treinador do V. Guimarães, quer testar a sua equipa num campo complicado - Foto: Hugo Delgado/LUSA.
Luís Pinto, treinador do V. Guimarães, quer testar a sua equipa num campo complicado - Foto: Hugo Delgado/LUSA.

Vitória de Guimarães: pontuação como não se via há oito anos

Desde 2017/18 que os conquistadores não somavam tão poucos pontos (11) ao cabo de 9 jornadas da Liga. Turma de Luís Pinto falhou terceira vitória seguida, em Famalicão, e quer agora reagir na receção ao Benfica

Depois de dois triunfos consecutivos, sequência inédita na época, frente a Santa Clara (2-1) e União de Lamas (1-0), respetivamente a contar para Liga e Taça de Portugal, o Vitória de Guimarães saiu derrotado do terreno do Famalicão e falhou o assalto ao 6.º lugar, ao perder (0-2) em casa do rival minhoto.

Os conquistadores, que davam claros sinais de melhoria nas últimas semanas, acabaram por não conseguir dar sequência ao bom momento e mantêm-se com os mesmos 11 pontos na tabela com que partiram para a ronda 9 do campeonato, um registo que não se via na Cidade Berço há... oito anos.

Desde a temporada 2017/18 que os vimaranenses não pontuavam tão pouco ao fim de nove jornadas. Nesse ano, curiosamente, a equipa então orientada por Pedro Martins também tinha amealhado 11 pontos nesta altura, com igual registo – três vitórias, dois empates e quatro derrotas.

Nessa época, refira-se, o emblema vitoriano terminou a Liga no 9.º lugar e a oito pontos dos lugares de acesso à competições europeias.

De olho na águia para lamber as feridas

Após o desaire em casa dos famalicenses, a turma de Luís Pinto tem menos de uma semana para preparar o próximo desafio, de alta exigência, diante do Benfica. No D. Afonso Henriques, o Vitória recebe os encarnados, este sábado (20h30), em desafio da 10.ª jornada.

Os vimaranenses trabalham para tentar contrariar o histórico negativo frente às águias nos últimos anos - não vencem o clube da Luz em Guimarães desde 2012 - e querem retomar (rapidamente) o caminho dos triunfos.