VÍDEO: chama olímpica foi acesa em Olímpia e está a caminho de Paris
A 101 dias do arranque dos Jogos Olímpicos de Paris2024, a chama que irá chegar à capital francesa em julho foi acesa no berço dos Jogos da Antiguidade, em Olímpia, na Grécia, e iniciou o seu caminho até Paris.
🔥 The Olympic flame for #Paris2024 is lit!#Paris2024 | @Paris2024 pic.twitter.com/1odw4ga9G0
— The Olympic Games (@Olympics) April 16, 2024
Numa cerimónia que teve mais de 1.000 pessoas a assistir, junto às ruínas do Templo de Hera, o remador helénico Stefanos Ntsoukos, campeão olímpico em Tóquio, foi o atleta escolhido para ser o primeiro a receber a chama.
🔥 Stefanos Ntouskos, an Olympic champion in rowing, is the first torchbearer of the #Paris2024 #OlympicTorchRelay. 🙌👏#Paris2024 | @Paris2024 pic.twitter.com/YTHkG9rIVA
— The Olympic Games (@Olympics) April 16, 2024
Conforme também manda a tradição, Ntsoukos passou depois a chama a uma atleta do país organizador, no caso a antiga nadadora Laure Manaudou, que venceu os 400 metros livres em Atenas2004, e regressa a um país que a levou à glória Olímpica para fazer parte de um percurso que vai durar 11 dias.
From one Olympic champion to another! Stefanos Ntouskos 🇬🇷 hands the flame to Laure Manaudou 🇫🇷, an Olympic champion swimmer.
— The Olympic Games (@Olympics) April 16, 2024
Traditionally, a Greek athlete is the first torchbearer, followed by a representative from the host nation.#Paris2024 | @Paris2024 pic.twitter.com/RnpQoGt8cC