Verstappen resiste à pressão de Norris e vence Grande Prémio de Emilia-Romagna
Max Verstappen até pode ter vencido o Grande Prémio de Emilia-Romagna, sendo esta a quinta vitória da temporada, mas o neerlandês foi verdadeiramente testado por Lando Norris (McLaren), que terminou apenas a 0,725 segundos do primeiro lugar.
That's 59 Grand Prix victories for Max! 👏
— Formula 1 (@F1) May 19, 2024
But boy, he had to work for that one! 🥵#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/OsOXVPnfsC
«Mudámos muitas coisas no carro, não tínhamos muita informação para a corrida, mas desde que começámos o fim de semana até agora, podemos estar incrivelmente satisfeitos com uma pole e uma vitória. É isso que eu quero!», atirou Max Verstappen na flash-interview.
Charles Leclerc também mostrou bom ritmo no melhorado SF-24, igualando ritmo dos dois primeiros na reta final do evento, mas teve de se contentar com o 3.º lugar (+7.916 segundos), dando à Ferrari um lugar no pódio deste Grande Prémio pela primeira vez desde 2006.
🥇 @Max33Verstappen
— Formula 1 (@F1) May 19, 2024
🥈 @LandoNorris
🥉 @Charles_Leclerc
Your top three in Imola ✨#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/jWtMaNsVab
Nada faria prever este renhido desfecho após um bom arranque do tricampeão mundial, que, com pneus médios disparou na liderança da corrida, ganhando 6.2 segundos para o britânico da McLaren, que por sua vez manteve distância para Leclerc, em terceiro, e Sainz, em quarto.
Contudo, foi na estratégia que a corrida ficou decidida. Sensivelmente a meio da prova, os McLaren pararam primeiro do que os Ferrari, trocando para pneus duros, decisão que se revelou acertada, uma vez que Oscar Piastri (McLaren) ultrapassou Carlos Sainz (Ferrari), enquanto o espanhol foi às boxes, e Lando Norris afastou ameaça de Leclerc no segundo posto.
LAP 28/63
— Formula 1 (@F1) May 19, 2024
Sainz is last of the front-runners to box, handing the lead back to Verstappen.
But the Ferrari also comes back out BEHIND Piastri, meaning a switch for P4 🔁#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/WQvrtoolkn
Max Verstappen, que trocou para composto duro, continuou a fazer a sua corrida, entrando em modo de gestão dos pneus à entrada do último terço da mesma, na volta 42, numa altura em que mantinha distância de 7.4 segundos para Norris.
Porém, o tricampeão mundial teve dificuldades em extrair bons tempos deste composto, ao contrário do piloto de 24 anos da McLaren, que se mostrou muito veloz, explicando-se assim a aproximação ao rival neerlandês.
LAP 52/63
— Formula 1 (@F1) May 19, 2024
"My tyres don't work mate." 📻
Verstappen's losing time - over 2 seconds in a few laps - to Norris, who is now 4.5s behind the Red Bull 👀#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/bLZhH5qytY
«Acho que durante toda a corrida tive de forçar muito para conseguir abrir uma brecha no início. Nos médios estávamos bastante fortes, mas nos duros foi mais difícil de gerir e vi o Lando [Norris] a aproximar-se. Nas últimas 10 voltas estava a dar tudo, não me podia dar ao luxo de cometer muitos erros», analisou Verstappen.
E não podia mesmo, visto que tinha três avisos por ultrapassar limites da pista, sendo que ao quarto seria penalizado com cinco segundos, o que entregaria a vitória ao inglês. Mas, Verstappen não vacilou mesmo com a apertada pressão de Norris, não cometeu nenhum erro e selou o triunfo mais complicado da presente temporada.
Top-10 da corrida:
🏁 Max holds off Lando to the flag
— Formula 1 (@F1) May 19, 2024
🏆 Ferrari on the podium on home turf
📈 Lance marks 150 starts with points
Here's the top ten from the #ImolaGP 👇#F1 pic.twitter.com/KZQDswSHcC
As contas dos Mundiais
No que toca ao Mundial de Pilotos, Max Verstappen cimenta a liderança, com mais 48 pontos do que Charles Leclerc (Ferrari), que ultrapassou Sergio Pérez (107), no segundo lugar.
Na vertente de construtores, a Red Bull segue na frente com 268 pontos, com a Ferrari em segundo com 212, ao passo que a McLaren surge em terceiro, com 154.