Ayrton Senna - foto IMAGO

Um lendário Mercedes de Ayrton Senna vai a leilão

Carro vai ser leiloado com os documentos originais

A casa de leilões RM Sotheby’s vai leiloar um Mercedes 190 E 2.3-16 de 1985, que pertenceu ao tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna. A estimativa dos especialistas da empresa é que o carro possa atingir entre os 240 e os 290 mil euros.

O carro que vai ser leiloado

Este automóvel é semelhante ao que Senna utilizou na corrida de inauguração do renovado circuito de Nurburgring, um evento que também marcou o lançamento da versão mais potente e desportiva do popular Mercedes 190. Nove campeões mundiais de Fórmula 1 e outros pilotos do campeonato mundial, bem como dois jovens talentos da época, Alain Prost e Ayrton Senna, alinharam em Nurburgring com carros idênticos.

Todos conduziram carros ligeiramente modificados, e Senna ficou com o número 11. O brasileiro foi terceiro na qualificação, superado por Prost e Carlos Reutemann, mas depois venceu de forma convincente a corrida, que decorreu sob chuva.

A versão 2.3-16 do 190 agradou tanto a Senna que ele encomendou um exemplar e, em outubro de 1985, foi pessoalmente buscá-lo a uma das fábricas da Mercedes.

O brasileiro conduziu o carro durante dois anos, vendendo-o depois por se mudar de Inglaterra para o Mónaco. O veículo tinha menos de 40 mil km e o seu proprietário seguinte foi Robin Clark, amigo do empresário de Senna, Julian Jacobi.

O automóvel será leiloado com os seus documentos originais, incluindo os de compra, onde consta o nome de Senna. Como bónus, inclui um autógrafo de outro tricampeão mundial, Niki Lauda, colocado sob o capô dianteiro.