Vitorianos ergueram, este sábado, a sua primeira Taça da Liga e o terceiro título nacional
Vitorianos ergueram, este sábado, a sua primeira Taça da Liga e o terceiro título nacional - Foto: IMAGO

Só V. Guimarães ao nível dos três grandes

Tirando Benfica, FC Porto e Sporting, conquistadores são os únicos a juntar na 'vitrine' Taça de Portugal, Supertaça e Taça da Liga

A festa foi rija em Guimarães, esta madrugada, e não foi caso para menos.

O Vitória venceu, pela primeira vez, a Taça da Liga, ao derrotar o SC Braga por 2-1, levando para o museu o terceiro troféu da sua história - depois de Supertaça em 1988, e da Taça de Portugal em 2012/13.

Com esta conquista, o clube vimaranense tornou-se no único (fora os denominados três grandes) a fazer o pleno das taças nacionais.

Nem Boavista, nem SC Braga, nem (o outro) Vitória

Nem Boavista: ganhou cinco Taças de Portugal e três Supertaças, mas nenhuma Taça da Liga. Nem SC Braga: conta três Taças de Portugal e três Taças da Liga, mas não ostenta qualquer Supertaça, na sua sala de troféus. Nem Vitória de Setúbal: tem três Taças de Portugal e uma Taça da Liga (o primeiro clube a vencê-la), mas nunca ganhou uma Supertaça. Nenhum deles conseguiu fazer o que os vitorianos fizeram.

Galeria de imagens 12 Fotos

Dos troféus nacionais, só fica mesmo a faltar o campeonato, no museu dos conquistadores. Só que... ser campeão nacional em Portugal não é para todos... Voltando a excluir os três grandes destas contas, a proeza apenas foi alcançada por Belenenses (1945/46) e Boavista (2000/01).

Em 1988, o Vitória de Guimarães venceu o primeiro título da sua história: Supertaça contra o FC Porto. Em 2012/13, ganhou a Taça de Portugal ao Benfica. Agora, na 12.ª final disputada pelos vimaranenses, a vítima foi o arquirrival, SC Braga.