Froholdt deve manter o lugar no onze do FC Porto em Plzen - Foto: FC PORTO
Froholdt deve manter o lugar no onze do FC Porto em Plzen - Foto: FC PORTO

Sem facilitar para pôr pé e meio nos 'oitavos': o onze provável do FC Porto

Vitória em Plzen deixaria apuramento direto do FC Porto muito bem encaminhado. Gabriel Brás e André Miranda, da equipa B, seguiram na comitiva. Mudanças, sim, mas com os índices competitivos inalterados

A comitiva do FC Porto aterrou na quarta-feira em solo checo, ao final da tarde e sob temperaturas gélidas, com um objetivo claro em mente: deixar bem encaminhado o apuramento direto para os oitavos de final da UEFA Europa League. Nesse sentido, vencer hoje o Viktoria Plzen é tido como fundamental, pelo que Francesco Farioli quer a equipa com os índices de atenção e competitividade no máximo.

Quanto às contas, já lá vamos. Primeiro, as peças à disposição do treinador do dragões: são 23, entre elas o central Gabriel Brás e o extremo André Miranda, ambos da equipa B mas que, ontem de manhã, treinaram com o plantel principal no Olival. Nota, também, para o regresso de Zaidu às opções mais de um mês depois. O lateral-esquerdo esteve ao serviço da Nigéria na CAN — arrecadou a medalha de bronze — e teve entrada direta na convocatória de Farioli. Em sentido inverso, Thiago Silva e Oskar Pietuszewski só poderão ser inscritos após a fase de liga e permaneceram na Invicta, tal como Tomás Pérez e Ángel Alarcón, por opção técnica.

Em termos de onze inicial, é de esperar que o homem do leme portista promova algumas alterações em relação ao triunfo suado em Guimarães, no último domingo. Na defesa, Alberto Costa candidata-se a manter a titularidade do lado direito, enquanto o eixo defensivo será palco para o regresso da dupla polaca, composta por Bednarek e Kiwior. Francisco Moura, que não saiu do banco no Minho, pode assumir o corredor esquerdo. Mais à frente, Pablo Rosario voltou às contas e reacende o duelo por uma vaga com Alan Varela, herói no D. Afonso Henriques. Rodrigo Mora, como A BOLA escreveu, pode render Gabri Veiga, sendo William Gomes outro nome a ter em conta.

Galeria de imagens 11 Fotos

Triunfo deixa oitavos de final mais do que encaminhados

Caso garanta um lugar entre os oito primeiros da fase de liga, o FC Porto assegura a passagem direta aos oitavos de final da UEFA Europa League, evitando a disputa de um play-off que pode sobrecarregar o calendário de fevereiro com dois jogos extra.

Vai daí que Farioli tenha realçado a importância de um bom resultado em Plzen, até porque, segundo os dados do site Football Meets Data, um eventual triunfo hoje e um empate na derradeira jornada, frente ao Rangers (dia 29, no Dragão), devem ser suficientes para que os dragões reservem um posto no desejado top-8, onde se encontram atualmente, com 13 pontos somados.

Em todo o caso, e porque as contas são, neste formato, muito mais difíceis de se fazer, a estatística está do lado do FC Porto: segundo a plataforma citada, os azuis e brancos já têm 69% de hipóteses de passagem direta aos oitavos.