O Sporting B protagonizou uma forte segunda parte em Felgueiras e ascendeu provisoriamente à liderança isolada da Liga 2 - Foto: Sporting CP

Segunda parte 'de leão'... e o Sporting B lidera (para já) isolado

Após o intervalo, leões marcaram dois golos - além de três invalidados - e descolam provisoriamente no topo da Liga 2 em relação ao Marítimo, que esta tarde recebe o Torreense

A disputa pelo topo da Liga 2 começou logo pela manhã, com o Sporting B a ter uma oportunidade de descolar – pelo menos por cerca de três horas – do Marítimo, que entrará em campo pouco depois e sobre quem pretendia deixar alguma pressão… e alcançou os seus intentos, graças a uma segunda parte de leão, com dois golos válidos e outros três anulados e um triunfo merecido (2-0).

O adversário dos leões para esta partida, o Felgueiras, olhava pelo retrovisor e propunha-se a vencer de forma a evitar uma possível queda para os lugares de despromoção. Desta forma, os durienses assumiram o protagonismo na entrada em jogo, liderados por Lucas Duarte, que rematou por duas vezes nos primeiros dez minutos de jogo.

O Sporting B suportou a pressão no quarto de hora inicial e respondeu a preceito aos 18 minutos através de Salvador Blopa – atravessa um estado de graça, com participações na equipa principal leonina – que só não celebrou o primeiro golo da manhã devido a excelente intervenção do guarda-redes Cristiano Figueiredo.

O relvado pesado afetou a qualidade da partida, que adotou um registo de equilíbrio e perdeu qualidade estética. Ainda assim, até ao intervalo, o Felgueiras alcançou duas situações de finalização, a primeira por Henrique Martins, num remate colocado aos 35’, e Lucas Duarte, aos 45+2’, que se encontrava em situação privilegiada mas foi travado pelo estado deficitário do relvado.

A segunda parte foi bem diferente e… praticamente só deu leão. Tudo começou com menos de um minuto jogado, quando Rodrigo Ribeiro foi lançado em velocidade e se isolou perante Cristiano Figueiredo – que hesitou – e abriu o marcador, começando a dar cor ao triunfo verde e branco.

O Felgueiras ainda reagiu, com uma oportunidade soberana para Mario Rivas aos 50’, mas não conseguiu entrar no marcador, e o Sporting B voltou a marcar aos 54’ e novamente por Rodrigo Ribeiro, porém desta feita não contou e o lance foi invalidado após revisão de cinco minutos devido a intervenção do VAR, com o árbitro Fábio Melo a descortinar mão de Rómulo num momento antecedente ao do remate certeiro.

O Sporting B ainda marcaria por mais duas vezes… e ambas também invalidadas - Manuel Mendonça atirou certeiro aos 71’, mas Kanal estava adiantado, situação que se repetiu aos 78’, o que invalidou o vistoso chapéu colocado por Flávio Gonçalves.

Os leões faziam tudo para alcançar o golo da tranquilidade e este voltou a aproximar-se aos 86’, quando Samuel Justo atirou ao travessão, antes de o Felgueiras ainda ameaçar a igualdade, no minuto seguinte, por Mathys Jean-Marie.

Desta forma, depois de muito procurar, o conjunto sportinguista apenas chegou ao segundo e decisivo golo com recurso a uma entrada certeira – Lucas Anjos foi lançado em jogo ao minuto 90 e aos 90+7’ celebrou após ter picado a bola sobre o guarda-redes contrário após ter sido lançado nas costas da defesa local. O Sporting B ocupa, por isso, a liderança isolada da Liga 2, aguardando por uma escorregadela do Marítimo, que já esta tarde recebe o Torreense no Funchal.