Sean Dyche cumprimenta Ruben Amorim após um Man. United-Everton
Sean Dyche cumprimenta Ruben Amorim (IMAGO)

«Se eu fosse para o Manchester United, ganharia mais jogos do que Amorim»

Sean Dyche deixa críticas à equipa e até sugere um nome para substituir o treinador português

O antigo treinador do Everton, Sean Dyche, acredita que conseguiria mais vitórias ao comando do Manchester United do que Ruben Amorim. Na sua primeira temporada em Old Trafford, o português levou a equipa à final da UEFA Europa League, mas na Premier League os red devils ocupam apenas o 16.º lugar. No total, o português tem 16 vitórias em 39 jogos à frente do clube.

«Ele não vai mudar a forma como a equipa joga. Por isso, é melhor começar a ganhar alguns jogos, e rapidamente. Penso que se eu fosse para lá, e se a equipa jogasse à minha maneira, ganharia mais jogos. Simplesmente com um 4-4-2, dar regras e princípios básicos aos jogadores. Ele já lá está há algum tempo, por isso é melhor começar a conseguir vitórias em breve", afirmou Dyche no podcast Stick to Football.

Foi ao longo de 10 anos ao serviço do Burnley (de 2012 a 2022) que Dyche ficou associado com um estilo de jogo bastante direto, vertical e com pouco ênfase na construção de jogo paciente e desde trás.

Pouco depois, na mesma conversa, o treinador que também passou por Everton e Watford admitiu que sempre sonhou ter o trabalho de Amorim: «Sempre quis treinar o Manchester United, não porque seja o Manchester United, mas sim pela dimensão do clube, pela grandiosidade, sobretudo antigamente. Sei que estão a passar por um período difícil neste momento, mas é um clube grande e muito forte a nível mundial.»

Dyche está ciente de que dificilmente concretizará o seu desejo de treinar o United, mas sugeriu outro treinador que, na sua opinião, seria ideal para a tarefa: «Penso que este trabalho assenta que nem uma luva a Gareth Southgate.» Southgate que foi selecionador de Inglaterra desde 2016 até 2024.

Curiosamente, Amorim e Dyche só se encontraram uma vez e o jogo sorriu claramente ao português: foi em dezembro de 2024, quando o Man. Unted goleou o Everton (4-0), pouco antes de Dyche ser despedido dos toffees.

Sugestão de vídeo:

#DAZNPremier