Salvador Blopa: a flecha de 37,7 km/h que o Sporting prepara para o futuro
Como uma flecha, Salvador Blopa apresentou-se aos adeptos do Sporting com dois golos no jogo de estreia na equipa A. Lesão atrapalhou a vida do lateral na segunda metade da temporada passada mas o leãozinho não andou desaparecido em combate, antes esteve a recuperar e a ser preparado para voltar a reintegrar paulatinamente os trabalhos. Porque sem pressas tem o Sporting para ele reservada a lateral direita, sem saltar etapas mesmo que estejamos a falar dum jogador rápido como um relâmpago, capaz de chegar a um pico de velocidade de 37,7 km/h. O futuro é dele.
Integrado na rotina de treinos de Rui Borges na temporada transata, Blopa viveu momento de afirmação, e glória, a 28 de outubro de 2025, ao estrear-se pela equipa principal com dois golos na goleada de 5-1 sobre o Alverca, na Taça da Liga. O trajeto do jovem ala reflete o trabalho da formação leonina, onde ingressou em 2017/2018 para jogar nos sub-11 (então no Polo do Estádio Universitário, vindo do Fontainhas), escalando patamares até se consolidar na Academia Cristiano Ronaldo.
A próxima etapa é a consolidação na equipa A, cumprindo um projeto sustentado que o vai preparar não para o imediato mas para o médio/longo prazo, para os tempos depois de Fresneda, atual lateral-direito titular, já com chamada à seleção A de Espanha, e a quem se adivinha saída financeiramente relevante para os verdes e brancos — Vagiannidis assume para já o lugar de suplente.
Uma autêntica flecha
A pré-temporada de Salvador Blopa foi passada em recuperação, a reintegração no grupo de Rui Borges aconteceu em meados do corrente mês de setembro e o regresso à competição vai acontecer pela porta da equipa B. Depois desses primeiros minutos, oportunidade de jogar pelos principais acontecerá provavelmente no final de outubro, quando os leões receberem o Marítimo na Taça da Liga, no dia 27, dentro da rotação da equipa e curiosamente sensivelmente um ano depois da estreia com estrondo frente ao Alverca, na mesma prova e na mesma fase da competição.
Neste período desde a estreia em outubro de 2026, o trabalho dos verdes e brancos junto de Salvador Blopa tem sido intenso, fortalecimento muscular que o fez ganhar massa e o jovem que completou 19 anos a 13 de junho até cresceu 2 centímetros, que o fazem chegar a 1,90 metros.
Capaz de jogar em ambas as alas, o projeto de futuro para Blopa coloca-o à direita da defesa numa linha de quatro, mas também se adapta a fazer toda a ala quando a tática tem três centrais.
A velocidade é uma das principais características de Blopa, que regista pico de velocidade de 37,7 quilómetros por hora. Para se ter uma ideia, corre para chegar, por exemplo, ao pico máximo registado por Cristiano Ronaldo, 38,6 km/h numa medição feita através da transmissão TV do jogo com a Espanha (3-3) no Mundial de 2028 — o registo oficial da FIFA aponta apenas a 33,98 km/h.
O futebolista com o maior pico de velocidade registado em dados oficiais modernamente medidos é o avançado francês Kylian Mbappé, com uma marca impressionante de 38,00 km/h, seguido de Anthony Gordon (37,92 km/h) e Kyle Walker (37,80 km/h).
O homem mais rápido da história, Usain Bolt, tem um pico estratosférico de 44,72 km/h, registado entre os 60 e os 80 metros da final dos 100 metros no Campeonato do Mundo de Atletismo em Berlim, no dia 16 de agosto de 2009, quando estabeleceu o recorde mundial de 9,58 segundos.
A renovação
Apesar de rápido, o futuro de Salvador Blopa no Sporting está a cumprir um projeto sem pressas e em velocidade de cruzeiro, até porque o lateral está seguro e blindado pelos leões desde o final do ano passado. Depois de ter visto uma primeira renovação automática ativada, de 2026 para 2028, Blopa prolongou o contrato no dia 14 de dezembro de 2025 por mais dois anos, até 2030.
A cláusula de rescisão é de 80 milhões de euros mas os anos de contrato, agora que o jogador já atingiu a maioridade, até podem futuramente vir a ser mais.
Artigos Relacionados: