Paulo Fonseca, treinador do Lyon (IMAGO)
Paulo Fonseca, treinador do Lyon (IMAGO)

Saiu do Sporting por €2 milhões e encanta Paulo Fonseca: «Não esperava…»

Afonso Moreira já ganhou lugar de destaque na equipa do Lyon

Paulo Fonseca admitiu estar surpreendido com a evolução de Afonso Moreira na presente época. Contratado ao Sporting por dois milhões de euros (com os leões a reterem 20% de da mais-valia de uma futura venda) no último verão, o avançado de 20 anos já marcou quatro golos em 18 jogos, tendo sido titular em apenas seis deles.

«Ele evoluiu muito. É muito importante termos esta progressão do Afonso neste momento. Tenho de dizer que, quando começámos, não esperava este nível de rendimento agora», explicou Paulo Fonseca aos meios de comunicação do Lyon.

Para o técnico português, o compatriota e avançado internacional sub-20 tem saltado etapas na sua evolução. «Ele fez coisas que eu esperava para o futuro, mas já neste momento. Talvez tenha sido o jogador que mais me surpreendeu», contou.

«É claro que precisamos de avançados»

A operar com um orçamento apertado devido às restrições financeiras que quase levaram à descida de divisão do Lyon, Paulo Fonseca salienta que «estar nas posições europeias [5.º lugar] do campeonato e em primeiro lugar na Liga Europa é verdadeiramente positivo».

Paulo Fonseca comentou a utilização de jovens jogadores como Afonso Moreira, o também internacional luso sub-20 Mathys de Carvalho e Khalis Merah: «Eles não jogam por serem jovens, jogam porque têm qualidade. Temos a obrigação de ganhar jogos e é preciso encontrar o equilíbrio certo para perceber quando é o momento adequado para cada jogador.»

Sendo «uma pessoa positiva» e «sempre otimista», o treinador de 52 anos admitiu que precisa de reforçar o setor atacante no mercado de inverno. «É claro para todos que precisamos de avançados. Também é importante recuperar jogadores como Ernest Nuamah e Malick Fofana. Eles serão, por si só, reforços muito importantes.»