Bruno Lage lamenta oportunidades desperdiçadas pelo Benfica diante do Barcelona

Ranking UEFA: oportunidade desperdiçada por Portugal

Desaires comprometedores das equipas neerlandesas não foram aproveitados

Ao perder a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, o Benfica deixou fugir uma oportunidade de ajudar Portugal a aproximar-se dos Países Baixos no ranking da UEFA. Bater o Barcelona não era missão fácil, claro está, mas as circunstâncias do jogo deixaram sabor amargo para as contas portuguesas. Não só no que diz respeito às aspirações das águias, mas também numa perspetiva mais global.

O Benfica não conseguiu, portanto, somar pontos para Portugal, sendo que as duas equipas neerlandesas que estão ainda na liga milionária foram também derrotadas em casa: o Feyenoord pelo Inter (0-2), ontem, e na terça-feira o PSV foi goleado pelo Arsenal (1-7). Resultados que deixam iminente o adeus da representação neerlandesa na principal competição europeia de clubes.

No sexto lugar do ranking, os Países Baixos têm ainda Ajax e AZ Alkmaar em competição na UEFA Europa League, enquanto Portugal, na sétima posição, tem o Vitória de Guimarães nos oitavos de final da UEFA Conference League.

A Inglaterra lidera o ranking geral, e concilia esse estatuto com o de país com mais pontos conquistados na temporada 2024/2025. Nessa tabela Portugal surge na quinta posição.