Ott Tänak (IMAGO) - Foto: IMAGO

Rali da Sardenha: Tänak supera Ogier no final

Vitória no mesmo dia em que foi anunciado que Arábia Saudita irá entrar no Mundial de Ralis em 2025

Ott Tänak (Hyundai i20) alcançou este domingo a vitória no Rali da Sardenha. O piloto estónio levou a melhor sobre o francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris), na última especial da sexta prova do Campeonato do Mundo de Ralis, por apenas 0,2 segundos.

Ogier começou o último dia de prova com 17,1 segundos de vantagem sobre o piloto estónio, no entanto, a vantagem foi se encurtando ao longo das primeiras especiais e era de apenas 6,2 segundos à entrada para o último troço. Aí, o piloto francês, oito vezes campeão do mundo, sofreu um furo lento nos últimos três quilómetros, o que o fez perder 8,7 segundos para o vencedor do troço, o belga Thierry Neuville (Hyundai i20), e 6,4 para Tänak, que celebrou a vitória na prova.

Com estes resultados, Neuville segurou a liderança da classificação de pilotos, com 122 pontos. Já os 25 pontos conquistados por Tänak, colocam-no no segundo lugar, com 104 pontos, os mesmos do britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris), que foi quarto classificado na Sardenha. Ogier, vencedor do Rali de Portugal no passado mês de maio, é terceiro, com 92. Nos construtores, a Hyundai lidera, com 269 pontos, mais 13 do que a Toyota, que é segunda classificada.

A próxima ronda é o Rali da Polónia, de 27 a 30 de junho.

No mesmo dia, o promotor do Campeonato do Mundo anunciou que a Arábia Saudita irá acolher uma prova do Mundial de Ralis (WRC) a partir de 2025. Esta prova marca o regresso do WRC ao Médio Oriente, o que não acontece desde o Rali da Jordânia, em 2011. Esta decisão terá, no entanto, de ser aprovada no Conselho Mundial dos Desportos Motorizados.