O reforço bielorusso das águias, Mikita Vailupau, marcou onze golos na receção ao Avanca (SL Benfica)

Quarteto de topo do Andebol 1 cumpre sem dificuldades

Sporting, FC Porto, Benfica e Águas Santas venceram os respetivos jogos da 5.ª jornada e mantém-se posições na classificação. Leões, dragões e águias superaram os 40 golos

No campeonato nacional Andebol 1, cumprida a quinta jornada, esta quarta-feira, na frente nada de novo.

Confirmou-se o favoritismo das equipas do topo da classificação, os três grandes, Sporting, FC Porto e Benfica, e ainda o quarto posicionado, Águas Santas, que venceram, sem enfrentarem grandes dificuldades, os seus jogos na ronda.

Os três primeiros, leões, dragões e águias, conservam posições na tabela, após superarem a barreira psicológica dos 40 golos, aproximando-se até da meia centena, no caso dos encarnados e dos azuis e brancos, que chegaram aos 48.

O FC Porto construiu o resultado mais desnivelado, impondo-se no Dragão Arena ao vizinho Gaia por 22 golos de vantagem (48-26, com 24-10 ao intervalo). José Luís Ferreira contribuiu com 9 tentos para a quarta vitória dos portistas, mas o gaiense Rodrigo Esteve atingiu o mesmo pecúlio, aproximando-se da metade dos que marcou a sua equipa.

Na Luz, o Benfica igualou o volume concretizador do FC Porto, derrotando, com tranquilidade, o Avanca por 48-31 (30-13 ao intervalo). O reforço bielorrusso das águias, Mikita Vailupau, brilhou com onze golos da sua autoria, seguido do colega de equipa cubano, também chegado esta época, Reinier Taboada, com oito. Os encarnados mantêm a terceira posição.

O líder Sporting foi ao Restelo ultrapassar o Belenenses por 26-43 e permanece como a única equipa invicta na prova.  O leão Orri Torkelsson foi o melhor marcador, com nove golos.

O Águas Santas consolidou-se na quarto posição ao receber e vencer o lanterna-vermelha Arsenal Devesa, por 33-17.