Prestianni e Vinícius num dos duelos acesos - Foto: IMAGO

Prestianni arrisca castigo pesado se for provado o racismo contra Vinícius Jr.

Gianluca Prestianni enfrentará uma pesada punição caso seja provado que chamou «macaco» a Vinícius

O jogo entre o Benfica e o Real Madrid, do play-off da Liga dos Campeões, foi motivo de uma enorme confusão. Durante o jogo, Vinícius Júnior marcou golo e, segundos depois, envolveu-se numa picardia com Gianluca Prestianni.

Deste incidente, surgiu uma grave acusação por parte do brasileiro, que alegou ter sido chamado de «macaco» pelo argentino. As câmaras captaram Vinícius a correr na direção do árbitro e a descrever-lhe o que, supostamente, o jogador do Benfica lhe chamou.

Galeria de imagens 15 Fotos

A UEFA é agora obrigada a investigar o que realmente aconteceu entre Vinícius e Prestianni, a fim de punir o segundo caso as acusações do primeiro se confirmem.

Se tal acontecer, o jogador do Benfica enfrenta uma sanção que pode ser muito pesada. De acordo com o regulamento da UEFA, se qualquer membro de uma equipa se dirigir de forma racista a um adversário, arrisca uma suspensão de, pelo menos, 10 jogos.

Especificamente, o artigo 14.º da UEFA estabelece que: «Qualquer entidade ou pessoa, sujeita aos regulamentos, que insulte a dignidade humana de um indivíduo ou grupo de indivíduos por qualquer motivo, incluindo cor da pele, raça, religião, origem, género ou orientação sexual, está sujeita a uma suspensão de, pelo menos, dez jogos ou por um período de tempo específico ou a qualquer outra sanção adequada.»