Portugal vence Rep. Checa e garante vaga na segunda fase
Portugal ganhou à Rep. Checa por 30-27 e garantiu um lugar na Main-round do Europeu, confirmado graças ao triunfo da Dinamarca frente à Grécia.
Depois da vitória sobre a Grécia a abrir a competição, a equipa de Paulo Jorge Pereira fazia o jogo decisivo frente aos checos – antes de defrontar a tricampeã do mundo, Dinamarca – e desde muito cedo ganhou uma vantagem confortável.
Diogo Rêma fez uma exibição monumental na primera parte, com nove defesas, quatro das quais nos quatro livres de sete metros que a Rep. Checa teve, e a Seleção vencia por 13-7 ao intervalo.
Num dos melhores jogos defensivos da seleção nos últimos anos, Portugal intimidou o ataque checo que teve momentos na primeira parte de total desnorte. Com o meio fechado por dois gigantes, Alexandre Cavalcanti e Salvador Salvador, e Rêma a crescer na baliza, o conjunto checo esteve quase 10 minutos sem marcar.
Na segunda parte, Portugal foi gerindo a diferença, chegou a ter vantagens de sete golos, mas nos últimos 15 minutos começou a sentir mais dificuldades no ataque e permitiu que a Rep. Checa fosse reduzindo a diferença, que chegou a cair para três golos (29-26), mas os Heróis do Mar já não deixaram fugir o triunfo.
Numa exibição coletiva muito consistente, além de Diogo Rêma e dos dois gigantes da defesa, destacou-se Martim Costa que marcou 11 golos e foi eleito o MVP da partida.
Thanks to the ⭐️𝙂𝙧𝙪𝙣𝙙𝙛𝙤𝙨 𝙋𝙡𝙖𝙮𝙚𝙧 𝙤𝙛 𝙩𝙝𝙚 𝙈𝙖𝙩𝙘𝙝 Martim Costa, Portugal have now 4 points 👏👏#ehfeuro2024 #heretoplay @AndebolPortugal pic.twitter.com/5kVJrg98A2
— EHF EURO (@EHFEURO) January 13, 2024
59'- Rep. Checa reduz para três golos no último minuto 29-26.
58'- Rep. Checa reduz, mas Martim Costa volta a dar vantagem de quatro. 29-24
56'- Fábio Silva marca um golo muito importante e faz o 27-22.
55'- Paulo Jorge Pereira volta a pedir time-out, com a Rep. Checa a quatro golos de diferença. 25-21.
53'- António Areia marca dos sete metros e coloca fim a um período de cinco minutos sem golos portugueses. 25-20.
53'- Rep. Checa reduz para quatro golos de diferença, algo que não acontecia desde a primeira parte. Portugal tem estado mal no ataque nos últimos minutos. 24-20.
50'- Capdeville!! Imita Rêma na primeira parte e trava o livre de sete metros de Klima. 24-18 já dentro dos últimos 10 minutos.
47'- Gustavo Capdeville entrou para a baliza e arrancou duas defesas consecutivas. Importantes porque o ataque continua a mostrar maiores dificuldades. Ainda assim, Portugal lidera confortavelmente por 24-17.
44'- Martim Costa resolve! E vão nove golos para o lateral de 21 anos (23-16).
42'- Rep. Checa está melhor defensivamente, mas Portugal volta a marcar dos sete metros, agora por António Areia. 22-16 para Portugal.
40'- A equipa portuguesa mostra alguma dificuldade no ataque e Paulo Jorge Pereira pede um desconto de tempo quando a Rep. Checa reduziu para 20-15.
38' - Ao quinto livre de sete metros... a Rep. Checa marca a Diogo Rêma. 20-14 a favor de Portugal.
36'- Primeiro golo de Salvador Salvador, que está um 'monstro' a defender. Portugal na frente por 19-12.
34'- Maritm Costa faz o sétimo golo e dá vantagem de sete 18-11.
31'- Rep. Checa reduz a abrir a segunda parte, mas Kiko Costa dá nova vantagem de seis a Portugal com um golo dos sete metros (14-8)
RECOMEÇA A PARTIDA!
29'- QUATRO! Rêma defende o quarto livre de sete metros seguido! Agora com a cara! CARTÃO VERMELHO PARA DOMINIK SOLAK.
28'- MAIS UM LIVRE DE SETE METROS DEFENDIDO POR DIOGO RÊMA. TRÊS EM TRÊS! Segura Portugal na frente por 13-7.
25'- Martim Costa faz o quinto golo no jogo e dá sete de vantagem a Portugal (13-6).
23'- Rep. Checa quebra o jejum e reduz para 11-6, mas Miguel Martins dá nova vantagem de seis golos (12-6).
🇵🇹 𝐃𝐢𝐨𝐠𝐨 𝐑𝐞𝐦𝐚 𝐌𝐚𝐫𝐪𝐮𝐞𝐬 💫 19 years old 🫢@AndebolPortugal #ehfeuro2024 #heretoplay pic.twitter.com/zgAWVHosdv
— EHF EURO (@EHFEURO) January 13, 2024
21'- Começam a faltar palavras para Rêma. E vão seis defesas a lançar Portugal para um parcial de 6-0, confirmado com um golo de Joaquim Nazaré a fazer o 11-5
20'- E vão cinco! Rêma faz a quinta defesa e Joaquim Nazaré marca no contra-ataque e dá vantagem de cinco aos Heróis do Mar (10-5).
19'- Pedro Portela dá vantagem de quatro a Portugal, 9-4, e o treinador da Rep. Checa pede time-out.
18'- Mais um para Martim Costa! O jovem lateral de 21 anos marca o quarto golo no jogo e dá vantagem de três a Portugal (8-5).
16'- Mesmo em desvantagem numérica, Martim Costa marca e dá a primeira vantagem de dois golos do jogo: 7-5.
Portugal have a leader in the goal 🇵🇹😯 @AndebolPortugal #ehfeuro2024 #heretoplay pic.twitter.com/5kZWmwvwtV
— EHF EURO (@EHFEURO) January 13, 2024
15' - OUTRA VEZ RÊMA! Jovem guardião defende o segundo livre de sete metros do jogo. Nova exclusão para a seleção portuguesa, agora para Leonel Fernandes.
14'- Remate fortíssimo de Miguel Martins a marcar dos 12 metros e fazer o 6-5.
11'- O lateral-esquerdo Matej Klima está a causar muitas dificuldades à defesa portuguesa. O jogador do Leipzig já leva três golos dos quatro dos checos. 5-4 para os Heróis do Mar.
10' - Portugal surpreende nestes primeiros minutos ao alterar o habitual 6x0 defensivo para 5x1. Uma situação certamente trabalhada por Paulo Jorge Pereira para defrontar o adversário checo. Portugal na frente por 4-3, depois de Kikon Costa marcar dos sete metros.
7'- Rep. Checa empata, mas Pedro Portela dá nova vantagem a Portugal (3-2).
4'- Bem Portugal na defesa e Leonel Fernandes dá a primeira vantagem a Portugak: 2-1.
3'- Martim Costa empata com um grande golo! 1-1
2'- Falha técnica de Kiko Costa e a Rep. Checa aproveita a baliza deserta de Portugal para dar vantagem aos checos. 1-0
1' - DIOGO RÊMA! Kiko Costa falha no ataque e Luís Frade é excluído por dois minutos, mas o guarda-redes defende o livre de sete metros.
Portugal defronta neste sábado a Rep. Checa (17h), em jogo da 2.ª jornada da fase de grupos do Europeu, e sabe que uma vitória vale o apuramento para a Main-round da competição.
Dois dias depois de ter vencido a Grécia na estreia, a equipa orientada por Paulo Jorge Pereira defronta o adversário com quem, em teoria, vai disputar o segundo lugar do grupo, uma vez que a Dinamarca, tricampeã do Mundo, é a grande favorita ao primeiro lugar.
A partida tem início marcado para as 17 horas e A BOLA vai acompanhar tudo EM DIRETO.
À semelhança do que aconteceu no primeiro jogo, o lateral Gonçalo Vieira e o pivô Ricardo Brandão são os jogadores que ficam de fora da ficha de jogo.
Artigos Relacionados: