Portugal vai contribuir com 107 polícias na segurança dos Jogos Paris-2024
Tal como irá acontecer com muitos outros países Europeus que já haviam anunciardo a colaboração, tendo a Hungria sido o primeiro a anunciar publicamente, Portugal também vai enviar 54 militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) e 53 agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) para reforçar o dispositivo de segurança dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris-2024, confirmaram esta sexta-feira à agência Lusa as autoridades nacionais.
Questionada, a GNR confirmou o destacamento de «54 militares para apoiar e reforçar as autoridades policiais francesas na operação de segurança aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos» em Paris «no âmbito da cooperação policial internacional e em resposta ao pedido de colaboração efetuado».
«A GNR irá assegurar o reforço do policiamento, de uma forma conjunta e integrada com as forças e serviços de segurança francesas, através de ações de patrulhamento apeado e a cavalo, de segurança e fraude documental, de controlo de fronteiras e de deteção de explosivos com binómios cinotécnicos, nas cidades de Paris, Bordéus, Marselha e Chateauroux, detalhou ainda a força militar.
Quanto à PSP conta enviar um contingente com 53 polícias, para apoiar as forças de segurança francesas nos Jogos, que decorrerão entre 26 de julho e 11 de agosto.
«A PSP vai enviar um contingente de 53 polícias para França, no âmbito dos Jogos Olímpicos, em apoio às forças de segurança francesas. O contingente de polícias sairá de Portugal, desfasadamente, a partir do dia 23 de julho e terá o regresso, também ele desfasado, até 12 de agosto», explicou a polícia.
À Lusa, a fonte da força policial explicou que o contingente nacional vai contar com equipas especializadas em cinotecnia e em inativação de engenhos explosivos, bem como polícias com a especialidade em patrulhamento e segurança em transportes públicos, entre as demais valências da PSP.
Até ao momento, Portugal assegurou 40 quotas para os Jogos de Paris-2024 nas modalidades de atletismo, canoagem, ciclismo, equestre, ginástica, natação, surf, ténis de mesa, tiro com armas de caça, triatlo e vela. Os Jogos Paralímpicos Paris-2024 decorrerão entre 28 de agosto e 8 de setembro.