Gérard Piqué na despedida do Barcelona - Foto: IMAGO

«Havia jogadores que fumavam dois cigarros seguidos na véspera do jogo»

Piqué recorda mudanças profundas no futebol: «Loucura»

Não foi há muito tempo que Gérard Piqué pendurou as chuteiras — terminou carreira em 2022/23 —, no entanto não deixa de mostrar-se surpreendido pela forma como o futebol evoluiu desde os tempos em que brilhava dentro das quatro linhas.

«O futebol evolui de uma forma que é uma loucura. Joguei com jogadores que fumavam dois cigarros seguidos na véspera do jogo. Se fizeres isso agora, não consegues competir. Todos os jogadores cuidam-se e vivem o futebol de uma maneira diferente», afirmou o antigo central, citado pela Imprensa espanhola.

O antigo jogador do Barcelona deixou ainda conselho a Lamine Yamal: «Quando falhas, quando perdes, é quando aprendes mais. Lamine tem a sorte de estar bem desde que chegou ao Barcelona, ganhou a LaLiga, as meias-finais da Champions... Numa carreira de 15 anos perdes, o rendimento não é sempre alto, aí aprendes e ficas mais forte mentalmente. Nas derrotas aprendes mais do que nas vitórias. E Lamine, em algum momento da sua carreira, vai perder e render um pouco menos do que agora e vão chegar as críticas.»