O rali de Portugal vai para a estrada dia 15 de maio. Foto ACP

Pilotos do WRC recebem pneus mais resistentes para o Rali de Portugal

O Rali de Portugal, quinta etapa do Mundial de Ralis, realiza-se entre 15 e 18 de maio, na região centro e norte do país

A Hankook, fornecedora de pneus do Campeonato Mundial de Rali (WRC), irá fornecer uma nova versão de um dos seus modelos de gravilha às equipas para o próximo Rali de Portugal. A empresa coreana substituiu a Pirelli como fornecedora de pneus do WRC e, antes mesmo do início da temporada, anunciou que daria prioridade à robustez em detrimento do desempenho e da dinâmica dos pneus de asfalto e gravilha.

Nos quatro ralis já disputados desde o início da temporada, não houve muitos furos, apesar das condições desafiantes nas etapas do Quénia e das Ilhas Canárias.

Agora, porém, avizinham-se três ralis em pisos de gravilha bastante exigentes - em Portugal, na Sardenha e na Grécia -, para os quais será introduzido o novo pneu mais resistente.

A empresa explicou que o novo pneu de gravilha para os carros Rally1 estava planeado para ser introduzido precisamente para estas provas, ainda antes do início da temporada de 2025. A Hankook acrescentou ainda que não há, para já, uma decisão sobre se o desenvolvimento dos diferentes tipos de pneus continuará ao longo da temporada.

Elfyn Evans e Kalle Rovanperä são os pilotos que melhor se adaptaram aos novos pneus, com o finlandês a dominar no asfalto das Ilhas Canárias e Evans a conquistar duas vitórias nas primeiras quatro provas.

Sugestão de vídeo