Pepe: «Mourinho não perdeu nada, continua a ser o Mourinho»
Pepe foi convidado a abordar vários temas do futebol nacional, com destaque para o Benfica, o FC Porto e Portugal, seleção que considera estar bem encaminhada para lutar pelo Mundial no próximo ano.
«Sobre a Seleção Nacional, há que dar os parabéns ao míster Martínez, à Federação também, porque estamos bem encaminhados. Deus queira que ganhemos esses dois jogos aqui em casa [com Irlanda e Hungria], para podermos alargar um bocadinho a nossa passada rumo ao Mundial. E estou confiante, muito confiante, porque a seleção portuguesa está a mostrar que vai ser uma das seleções que vai lutar pelo título Mundial», disse aos jornalistas.
«Farioli não me surpreendeu»
Pepe retirou-se no final da época passada, ao serviço do FC Porto e da Seleção Nacional. E devido à sua ligação aos dragões, o português está satisfeito com as exibições da equipa.
«Estou feliz de poder ver o FC Porto a voltar às vitórias, já está em 1.º no campeonato e estou a desfrutar também do campeonato, que está bastante renhido. Ainda falta muito, espero que ganhem títulos, porque eu estive lá muitos anos e acho que o FC Porto precisa de voltar aos títulos, de voltar a ganhar», disse, antes de elogiar a defesa de betão dos dragões (só sofreu dois golos esta época.»
«Estão a fazer do FC Porto uma das defesas menos batidas na Europa e no mundo, eu acho. Espero que continuem assim, porque quando eu jogava uma equipa que sofresse menos golos estava muito mais próxima de poder ganhar jogos e campeonatos. Farioli não me tem surpreendido, quem anda no futebol já conhecia um pouco o treinador.»
«Veio para o Benfica um treinador que conheço bem»
Pepe falou depois da chegada de José Mourinho ao Benfica: «Temos um treinador que veio agora para o Benfica e que eu conheço bem e que certamente não dará um jogo por perdido.»
Os dois trabalharam junto no Real Madrid entre 2010 e 2013, portanto, Pepe não tem dúvidas de que Mourinho é «uma mais-valia para o futebol português e para a Liga»: «Ter um treinador como Mourinho no nosso campeonato é sempre benéfico para o que é o jogo jogado e eu acho que está todo mundo agora entretido nas suas conferências de imprensa. É bom até para o nível europeu e internacional, a nível mundial, porque o Mourinho atrai muita gente que pode ver também a qualidade do futebol português.»
«Fui treinado por ele, conheço as suas competências e é um excelente treinador que seguramente vai fazer de tudo para colocar o Benfica a ganhar. Espero que não seja assim, porque como já disse, quero que o FC Porto volte aos títulos», acrescentou.
Por fim, Pepe recusou a ideia de que o atual técnico do Benfica tenha perdido qualidades com o passar dos anos: «Acho que o Mourinho não perdeu nada, ele continua a ser o Mourinho. Eu falo também por minha experiência. Os anos vão ensinando muitas coisas, não damos tanto ao sangue ou ao coração, mas sim à razão e o Mourinho foi aprimorando isso. Agora está um treinador muito mais... não é tranquilo, mas muito mais ponderado naquilo que demonstrava ser quando havia algum empate ou alguma derrota no seu clube.»