A análise do comentador de arbitragem de A BOLA sobre o caso do jogo

Penálti a favorecer o Famalicão diante do FC Porto? Pedro Henriques explica tudo

Especialista de arbitragem de A BOLA afirma que Zaidu cometeu falta sobre Gustavo Sá e que além do castigo máximo a favor dos minhotos ficou também a faltar o segundo cartão amarelo ao lateral-esquerdo dos dragões

12’: Sem penálti. Van de Looi e Alan Varela saltam à bola, mas não lhe tocam e esta vai diretamente ao rosto de Simon Elisor, que a tentou cabecear, mas falhou, levando de forma inesperada com o esférico entre o rosto e as mãos, que estavam levantadas, mas sem volumetria.

20’: Inconsequente. Na área dos dragões, quando Alberto abraça Sorriso, este já está em desequilíbrio e em queda, tentando tirar partido dessa ação. E esse momento foi rápido, abraçou e largou. Sorriso deixa-se cair assim que sente o contacto. Sem penálti.

21’: Cartão amarelo bem mostrado a Zaidu por falta tática, pois veio em corrida e atrás de Rodrigo Pinheiro e com a mão direita puxou o braço direito do seu adversário, para parar a saída em contra-ataque. Sanção disciplinar correta.

28’: Rodrigo Pinheiro, que se desequilibrou e caiu de forma estranha e aparatosa, acaba por tocar com o seu pé direito na bola. O contacto com a perna esquerda em Rodrigo Mora acaba por ser natural, fruto do movimento de ambos e sem motivo para falta. Sem penálti.

45’+2: Penálti. Zaidu, ao saltar para intercetar e cabecear a bola, levanta o braço direito de forma negligente e movimenta o cotovelo acertando em cheio na nuca/cabeça de Gustavo Sá. Castigo máximo que ficou por assinalar e segundo amarelo por mostrar a Zaidu. Faltou VAR.

45’+2: O uso das mãos, braços e cotovelos, ao nível da cara, cabeça, nuca e pescoço, zona considerada de proteção, é sempre um risco, porque para além da infração técnica (livre direto), tem sempre a questão disciplinar (negligente é amarelo, uso excessivo de força é vermelho). Ora, nesta situação em concreto, Zaidu, ao saltar, movimenta de forma evidente e clara o braço direito, mais concretamente o seu cotovelo, na direção da nuca de Gustavo Sá, acertando-lhe em cheio, ficando desta forma um pontapé de penálti por assinalar e um segundo cartão amarelo e consequente vermelho para o lateral-esquerdo nigeriano dos dragões.

45’+2: Cartão amarelo bem mostrado a Van de Looi por, ao esticar a sua perna direita, tocar e rasteirar a perna esquerda de Pepê quando esta saía em velocidade em contra-ataque. Falta tática bem sancionada disciplinarmente.

Positivo:
Restantes lances de área bem decididos, gestão disciplinar, foras de jogo e o tempo adicional dado.

54’: Sem falta. No golo dos famalicenses, não há qualquer infração de Mathias de Amorim, que com a sua perna direita está em contacto, sem falta, com a coxa esquerda de Froholdt, com o médio dinamarquês já em desequilíbrio, acabando por perder o esférico. Golo legal.

57’: Após o golo marcado pelos famalicenses e com o jogo interrompido porque Sorriso estava lesionado na mão e pediu assistência médica, William Gomes viu o cartão amarelo, em virtude de um comportamento antidesportivo.

68’: Mútuo. Na área dos dragões, ambos os jogadores usam os braços e as mãos para se controlarem. Gustavo Sá no ombro direito de Deniz Gul e este com a mão direita na zona da axila. Quando o uso dos braços é mútuo, os árbitros nada assinalam. Sem penálti.

69’: Cartão amarelo bem mostrado a Jan Bednarek por, ao entrar de perna direita esticada, acertar com a sola do seu pé direito no tornozelo esquerdo de Simon Elisor. Entrada negligente bem sancionada disciplinarmente.

70’: Cartão amarelo bem mostrado a Alan Varela devido a uma entrada muito negligente, fora de tempo e por trás, sobre Gustavo Sá, na ocasião, com o pé esquerdo no calcanhar direito do seu adversário.

Negativo:
Comportamentos dos bancos, técnicos e suplementares, sempre a contestarem decisões de arbitragem.

90’: Foram dados oito minutos de tempo extra, recuperação de tempo perdido, em virtude das cinco paragens para substituições, pelos três amarelos que até àquele momento tinham sido mostrados, pelo golo dos famalicenses e pela assistência médica prolongada a Sorriso apôs o golo, além das idas aos bancos para advertir e expulsar alguns elementos técnicos.

90+5': Amarelo a Rafa Soares devido ao facto de o lateral-esquerdo do Famalicão esticar o seu pé esquerdo e pisar de forma negligente o pé direito de Victor Froholdt.

90+6': Amarelo a Alberto pela carga sem bola, bem como para Justin de Haas, que empurrou o lateral-direito do FC Porto. Comportamento antidesportivo, após a falta devidamente assinalada.

Galeria de imagens 35 Fotos

A nota do árbitro

Sérgio Guelho (AF Guarda) 4

Veja aqui o resumo do jogo: