Open da Austrália com recorde de prémios: os valores
A edição deste ano do Open da Austrália tem recorde de prémios. Os organizadores do torneio anunciaram um aumento de 16 por cento do valor para 115,5 milhões de dólares australianos, cerca de 64 milhões de euros.
Os tenistas que conquistarem os títulos de singulares masculinos e femininos arrecadarão um prémio de 4,15 milhões de dólares australianos (cerca de €2,3 M) cada, o que corresponde a uma subida de 19 por cento face ao valor angariado em 2025.
Os atletas eliminados na primeira ronda receberão 150 mil dólares australianos (cerca de 85 mil euros) e aqueles que forem afastados na primeira ronda do qualifying têm reservados 40.500 dólares australianos (cerca de 23 mil euros).
«Ao aumentarmos os prémios em 55 por cento desde 2023 e melhorarmos os benefícios para os jogadores, estamos a garantir a sustentabilidade do ténis profissional para todos os concorrentes», alegou o diretor do torneio, Craig Tiley.
O primeiro Grand Slam do ano arranca a 18 de janeiro no Melbourne Park. No ano passado, sagraram-se campeões Jannik Sinner e Madison Keys.