Nelson Oliveira, corredor da Movistar
Nelson Oliveira, corredor da Movistar - Foto: IMAGO

Nelson Oliveira regressa ao Giro em 2026

O português com mais grandes Voltas já não participa na 'corsa rosa' desde 2021. Corredor da Movistar também não descarta o Tour, mas não o tem no programa

A Movistar concretizou um desejo antigo de Nelson Oliveira e vai levar o português ao Giro em 2026. O corredor luso com mais presenças em grandes Voltas admite ainda a possibilidade de alinhar no Tour, embora tudo dependa do que acontecer na corsa rosa.

«Já há algum tempo andava a pedir para ir ao Giro e este ano um dos nossos líderes, o Enric Mas, vai. Então, fizeram-me esse favor», brincou Nelson Oliveira, em declarações à agência Lusa.

Aos 36 anos, o experiente ciclista português prepara-se para disputar a sua 23.ª grande Volta, regressando ao Giro quatro anos depois, naquela que será a quarta participação. «Foi uma opção minha e deles, mas era uma corrida que eu queria voltar a fazer», explicou.

Quanto à Volta a França, o corredor da Movistar não fecha a porta. «Primeiro vamos fazer o Giro. Depois há essa possibilidade. Estou na lista para o Tour, caso haja algum problema. Gostava de fazer, mas isso logo se vê», afirmou.

Nelson Oliveira inicia a temporada a 24 de janeiro, no Grande Premio Castellón, seguindo-se o Troféu Ses Salines e a Volta à Comunidade Valenciana. Vai também alinhar na Clássica da Figueira, mas não regressa à Volta ao Algarve. «Não faço ideia de como surgiu essa notícia», disse.

Antes do Giro, o português vai ainda competir no Paris-Nice e na Volta ao País Basco. A temporada de 2026 será a 11.ª de Nelson Oliveira na Movistar e a 16.ª no WorldTour.