Boston Celtics, de Neemias Queta, defrontam Miami Heat
Neemias Queta ao serviço dos Celtics (Foto: Imago)

NBA anuncia nova regra para a próxima temporada

Lançamentos de longa distância no final de cada período deixam de contar para a estatística individual dos jogadores

Os lançamentos de longa distância no final de cada período nos jogos da NBA vão deixar de contar como um lançamento individual de um jogador e passarão a ser atribuídos à respetiva equipa, noticiou esta quarta-feira Shams Charania, jornalista da ESPN.

Muitos jogadores pensavam duas vezes antes de efetuar este tipo de tentativa quando o soar da buzina se aproximava, mas isso vai mudar a partir de 2025/26: nos próximos tempos, deveremos ver mais lançamentos como estes. A NBA decidiu que as tentativas de meio-campo, nos últimos segundos de um período, deixarão de ser contabilizadas como falhas individuais dos jogadores, sendo apenas registadas na coluna da equipa.

Desta forma, a estatística dos jogadores será protegida, e mesmo aqueles que evitavam estas tentativas poderão agora arriscar lançamentos de campo inteiro sem problemas, ajudando a sua equipa com um eventual cesto inesperado.

A NBA, refira-se, arranca no dia 21 de outubro. Neemias Queta, poste dos Boston Celtics, é o único português a atuar na liga norte-americana de basquetebol.