Filipa Bastos passou caiu na segunda ronda dos Mundiais aos pés da n.º 4 do Mundo. Foto Linkedin
Filipa Bastos passou caiu na segunda ronda dos Mundiais aos pés da n.º 4 do Mundo. Foto Linkedin

Mundiais de Taekwondo: Filipa Bastos eliminada pela n.º 4 do Mundo

Portugal conta com 14 atletas na China para tentar regressar aos grandes palcos internacionais e dar os primeiros passos rumo aos Jogos Olímpicos, onde, até hoje, apenas teve dois representantes

Filipa Bastos foi hoje eliminada na segunda ronda dos -53 kg dos Mundiais de taekwondo, que estão a realizar-se em Wuxi, na China.

Filipa Bastos, 223.ª do ranking mundial, conseguiu uma boa vitória na ronda de 64, ao afastar a maliana Mariam Sangaré, 86.ª, por 2-1, com os parciais de 0-0, 0-7 e 2-2.

Contudo, na segunda ronda, a atleta portuguesa que está a fazer o doutoramento, que concilia com a modalidade, não resistiu à quarta da hierarquia mundial, a sérvia Andrea Bokan, e acabou eliminada, por 2-0, com os parciais de 8-6 e 2-0.

Filipa Bastos não desiste da modalidade que pratica há vários anos e confessou, nas redes sociais, a alegria de ser convocada para os Mundiais. «Tenho muito orgulho em ter sido selecionada para representar Portugal no Campeonato Mundial de Taekwondo na China. Esta conquista tem um significado especial para mim, pois continuo a treinar e competir ao mais alto alto nível, enquanto supero os desafios do meu primeiro ano como doutoranda. Morar em Braga, trabalhar no Porto e treinar em Maia resulta em longas viagens de autocarro e comboio, agendas apertadas e a necessidade de conciliar treino físico intenso com prazos de pesquisa. É uma rotina desafiadora mas, momentos como este, fazem com que todos os sacrifícios, as madrugadas, o trabalho árduo e a disciplina valham a pena», assumiu.

Nos -74 kg masculinos, o português Lucian Procopciuc, 65.º do mundo, foi derrotado pelo cazaque Yergesh Bekassyl, 60.º, por 2-0, com os parciais de 6-2 e 13-1.

A seleção portuguesa apresenta-se com 14 atletas nos Mundiais. No feminino estão Kiara Barroso (-46 kg), Filipa Bastos (-53 kg), Leonor Correia (-57 kg), Maísa Monteiro (-62 kg), Maialen Irigaray (-67 kg) e Laetitia Barroso (-73 kg), com Noah Garcia (-54 kg), Tiago Lopes (-58 kg), Alfredo Martins (-63 kg), Tiago Reis (-68 kg), Lucien Propociuc (-74 kg), Manuel Martinho (-80 kg), Tiago Ribeiro (-87 kg) e Daniel Pinheiro (+87 kg) a serem os representantes masculinos.

O taekwondo português já marcou presença em três Jogos Olímpicos — Pedro Póvoa, em Pequim-2008, e Rui Bragança no Rio-2016 e em Tóquio-2020 — e tenta agora regressar ao maior palco, Los Angeles 2028, com atletas que integram o projeto de esperanças 0límpicas.