Ministério brasileiro faz publicação polémica com macaco

Imagem alusiva ao barco da delegação do Brasil na abertura dos Jogos Olímpicos, com conteúdo racista, foi eliminada e motivou pedido de desculpa e demissão

O Ministério do Desporto brasileiro está debaixo de fogo depois de uma publicação com conteúdo racista, alusiva à delegação do Brasil na abertura dos Jogos Olímpicos.

A imagem partilhada na conta X do ministério mostrava um macaco ao leme, com a legenda «Todo o mundo aguardando o nosso barco», mensagem acompanhada pela bandeira do Brasil.

Apesar de o conteúdo ter sido apagado momentos depois, a imagem continuou a circular pelas redes sociais, motivando críticas pelo teor racista do mesmo.

Entretanto o ministério já veio condenar o episódio, informando que os responsáveis pela publicação foram demitidos na sequência deste «erro grave» e incompatível com os valores defendidos.

«O Ministério do Desporto reconhece e lamenta profundamente o erro cometido ao publicar uma imagem inadequada nas nossas redes sociais na data de hoje, antes da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos. A publicação foi imediatamente retirada do ar, devido à sua conotação insensível e ofensiva. Entendemos que a imagem carrega conotações racistas históricas e perpetua estereótipos prejudiciais», admitiu.