Mikkel Hansen rapa o cabelo na luta contra o cancro
A estrela dinamarquesa do andebol, Mikkel Hansen, é o protagonista de uma nova campanha para a Sociedade Dinamarquesa de Luta contra o Cancro.
Dedicado a todos aqueles cujas vidas são diariamente afetadas pelo cancro, o filme simbólico mostra o atleta, eleito melhor andebolista do Mundo três vezes, antes de se retirar há pouco mais de um ano, a rapar o seu característico cabelo comprido como um gesto de apoio à causa.
A campanha parte da premissa de que «Todos conhecem alguém» que luta contra a doença, uma ideia baseada na estatística de que uma em cada três pessoas será diagnosticada com cancro antes dos 75 anos. A abordagem minimalista da realizadora Naghmeh Pour procura transmitir um otimismo sereno, onde o silêncio e a simplicidade se tornam veículos de força e significado.
«O cancro não atinge apenas a pessoa que adoece, afeta todos à sua volta. O meu pai foi diagnosticado com cancro e, felizmente, hoje está bem. Cortar o cabelo é a minha forma de mostrar que estamos juntos na luta contra o cancro», explicou o antigo internacional dinamarquês.
«O filme é sobre reconhecimento e esperança. A minha intenção foi criar um momento que parecesse genuíno, onde se pudesse sentir o ser humano, Mikkel Hansen, e não apenas o atleta. O campo de andebol faz parte da história do Mikkel, mas aqui cria um contraste visual e simbólico. É um lugar que normalmente associamos à força e ao desempenho, mas que aqui se torna um espaço silencioso e escuro que permite a Mikkel apresentar-se como pessoa. A sua ligação pessoal deu ao filme a autenticidade que eu procurava», explicou a realizadora.
Mikkel Hansen 🇩🇰 announces his retirement for the end of this season and we will soon be without crazy goals like this ⭐ Three-time IHF World Player of the Year, three-time world champion, three-time World Championship MVP — the list goes on and on 🔥@DanskHaandbold pic.twitter.com/DaqM0e5t4x
— International Handball Federation (@ihfhandball) April 3, 2024
Mikkel Hansen colocou um ponto final na carreira aos 37 anos com a conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, em Paris2024, que juntou à prata de Tóquio 2020 e ao ouro Rio20216. Campeão do Mundo, marcou 1350 golos em 266 jogos com a Seleção dinamarquesa.