Mário Gomes: «A derrota é merecida. Só espero que nos seja útil»
Após a derrota de Portugal ante a Espanha B por 64-63 (18-22, 14-24, 19-9, 13-8), no segundo encontro da Seleção Nacional no Torneio Internacional de Málaga, que também foi a segunda partida de preparação para EuroBasket 2025, com início a 27 de agosto, o selecionador Mário Gomes falou à comunicação da federação e não estava satisfeito. Tinha razões para tal.
«A primeira coisa que tenho a dizer é que sei perder, mas detesto perder. No entanto, a derrota de hoje foi muito merecida. A equipa espanhola mereceu a vitória e quis ganhar muito mais do que nós. Teve bastante mais atitude competitiva durante a segunda parte toda e, portanto, a derrota é merecida. Só espero que nos seja útil», começou por declarar o selecionador nacional.
«E para nos ser útil, tem que se aprender, quer nas vitórias, quer nas derrotas. Mas, normalmente, as derrotas ensinam-nos mais. Portanto, temos que perceber, por exemplo, porque é que marcámos 17 pontos na segunda parte, 9 no terceiro período e 8 no quarto», salienta.
«Temos que perceber porque é que ganhámos menos 11 ressaltos do que o adversário. Quando, contra uma equipa mais forte fisicamente, como a de terça-feira, ganhámos a luta dos ressaltos. Temos que perceber porque é que fizemos 20 turnovers», diz recordando a vitória face a Espanha por 74-76, a primeira de sempre (13-1) no confronto entre os dois conjuntos.
«Temos que perceber isso tudo. Porque não foi por acaso, nem foi por causa da arbitragem. Foi por aquilo que explica que tínhamos sido uma equipa na primeira parte e outra na segunda porque o basquetebol joga-se e ganha-se primeiro mentalmente. Só depois é que o aspecto físico e o tático são importantes».
«Fizemos o que fizemos na segunda parte. Detestando perder, hoje é um daqueles dias que não me custa nada de reconhecer que a derrota é bastante merecida. E, como eu disse, só espero que nos seja útil», concluiu Mário Gomes.