Marcos Freitas vence torneio do circuito mundial no Peru (vídeo)
O português Marcos Freitas acrescentou ao palmarés o título do WTT Contender Lima, no Peru, depois de vencer Kao Cheng-Jui, oriundo de China Taipé, por 4-1.
Na final, num duelo de gerações, entre o madeirense de 35 anos, «uma lenda portuguesa» como se disse durante a transmissão da partida na Villa Desportiva Nacional de Lima, e um jovem de 18 anos em estreia numa final do circuito mundial profissional, a vitória aconteceu pelos parciais de 5-11, 11-8, 14-12, 11-9 e 11-5.
«Estou muito feliz por ganhar este torneio, muito difícil. Tratou-se de uma semana muito longa, com muitos jogos e acabo de forma brilhante. Estou muito satisfeito com o meu desempenho», enalteceu o antigo número 7 mundial, atual 30.º.
Uma vitória de Marcos Freitas já se esboçava nas últimas semanas depois da medalha de prata nos Jogos Europeus e das meias-finais do torneio da República Checa. Condicionado por lesões, o português tardava em voltar a afirmar-se na alta roda mundial.
«Estou muito cansado, mas muito feliz com esta vitória, que me dá muita motivação para trabalhar, treinar-me e ganhar mais torneios no futuro. Estive muito tempo sem conseguir treinar-me bem e ganhar assim é realmente fantástico. Agradeço todo o apoio que tive no Peru», afirmou.
Para ganhar o torneio, Marcos Freitas superou não só Kao Cheng-Jui (58.o) como também o dinamarquês Jonathan Groth (43.o), por 3-0; Lim Jonghoon (18.o), da República da Coreia, por 3-2; o francês Alexis Lebrun (14.o.), por 3-2; e o brasileiro Vitor Ishiy (104.o), por 3-1.