Manuel, o videógrafo que é Visco na música e inspira os craques
Durante o dia, faz parte do departamento de comunicação do Estoril como videógrafo. Fora do âmbito futebolístico é… um promissor ‘rapper’
Durante o dia, Manuel Torgal faz parte do departamento de comunicação do Estoril, como videógrafo da estrutura; fora do âmbito futebolístico, é… um promissor rapper; dois caminhos percorridos lado a lado. Na Amoreira, conhecem-no da mesma forma que o meio artístico e todos o tratam por Visco.
«Diria que 90% das pessoas do Estoril e até do mundo do futebol que me conhece chama-me Visco, já se tornou natural. Cheguei ao Estoril em 2019 e no início ninguém sabia deste meu lado ligado à música, eu era só o Manuel, o tipo do vídeo», conta este jovem de vida dupla.
«O Estoril é um sítio muito especial para mim, é uma família, existe um grande apoio entre todos. Fui criando amizades e, naturalmente, começaram a descobrir esse meu outro lado artístico e, como toda a gente que tem um hobby fora do trabalho, é algo natural - durante o dia estou no Estoril e à noite costumo estar no estúdio a criar», explica Visco, muito apoiado por todos, em especial pelo plantel.
«Quando lanço um projeto novo ou um videoclipe, eles apoiam, partilham e comentam, tenho a sorte de alguns jogadores e colegas da estrutura acompanharem o meu percurso», revela. E são vários os exemplos.
Chiquinho (Alverca):
«É um amigo muito próximo, acompanha tudo e às
vezes usa músicas minhas nos vídeos dos melhores momentos dele. Desde
que saiu do Estoril que continuamos sempre muito amigos e a estar juntos
sempre que podemos, este ano estivemos juntos no Rio de Janeiro, ele metia
as minhas músicas no carro e em casa mostrava aos amigos».
Manuel Torgal (Visco, como é conhecido), com Chiquinho, de férias no Rio de Janeiro. Foto: D.R.
André Franco (Chicago Fire):
«Tenho uma história engraçada. Temos um grupo com o DISH e KNOCK, os artistas responsáveis pelo grande graffiti do estádio António Coimbra da Mota, que se vê das bancadas e do relvado, que também são grandes amigos e criámos uma tradição: nas férias de verão, após a época terminar vamos sempre juntos a batalhas de rimas, é a uma paixão
que temos todos em comum».
Visco com André Franco, antigo jogador do FC Porto que agora representa o Chicago Fire, da MLS. Foto: D.R.
Wagner Pina (Trabzonspor)
«Ele é de Vialonga e tínhamos desde o início muitas conversas sobre os artistas da zona dele, que tem grandes artistas do panorama nacional, e falávamos muito de sons novos e novos artistas que estavam a aparecer e foi outra pessoa que sempre me deu força e apoiava a minha música».
Fabrício e Pedro Amaral (Estoril):
«Eles dizem-me que ouvem a minha música, o Fabrício diz-me que ouve muito o 'Traumas' e há mais malta que acompanha o que vou lançando. Perguntam-me quando sai um som novo ou quando é o próximo concerto…Sinto-me grato por isso, saber que pessoas com quem trabalho no dia-a-dia também se identificam com uma paixão minha».