Lewis Hamilton no GP de Abu Dhabi
Lewis Hamilton no GP de Abu Dhabi - Foto: IMAGO

Lewis Hamilton termina a sua pior temporada de sempre na Fórmula 1

Piloto britânico concluiu uma temporada sem subir ao pódio em nenhuma das corridas principais

É inegável que a primeira temporada de Lewis Hamilton na Ferrari não correspondeu às elevadas expectativas geradas no início do ano.

De facto, a temporada de 2025, que terminou no domingo, ficará na história como uma das mais fracas, senão a mais fraca, de toda a carreira do heptacampeão. Na classificação final, Hamilton terminou na sexta posição, com apenas 156 pontos, o seu registo mais baixo desde a introdução do atual sistema de pontuação em 2010.

Além disso, pela primeira vez na sua carreira, Hamilton concluiu uma temporada sem subir ao pódio em nenhuma das corridas principais. Sim, teve dois lugares de destaque, mas estes foram alcançados nos sprints na China e em Miami, onde terminou em primeiro e terceiro, respetivamente. Nas corridas longas, o melhor resultado do britânico foi um quarto lugar, que conseguiu por quatro vezes – em Imola, na Áustria, no Reino Unido e nos EUA.

Nas qualificações para as corridas, Hamilton superou o seu colega de equipa Charles Leclerc em apenas 5 ocasiões, e a sua melhor performance em qualificação foi no México, onde se classificou em terceiro, atrás de Lando Norris e Leclerc. Contudo, Hamilton terminou o ano com três eliminações consecutivas na primeira fase da qualificação, incluindo a primeira vez na sua carreira em que foi o mais lento numa sessão de qualificação, em Las Vegas.