João Pedro Sousa ainda procura a primeira vitória dos avenses no campeonato. Fotografia: Aves SAD
João Pedro Sousa ainda procura a primeira vitória dos avenses no campeonato. Fotografia: Aves SAD

João Pedro Sousa: «Este jogo é importante para darmos uma imagem diferente»

Treinador do Aves SAD fez a antevisão do encontro com o Rio Ave, na esperança de conseguir a primeira vitória no campeonato

O Aves SAD recebe este sábado, às 18h00, o Rio Ave, naquele que será o regresso a casa depois da pesada derrota sofrida em Guimarães (0-4). Na antevisão ao encontro com os vilacondenses, João Pedro Sousa assumiu sem rodeios a exigência de uma reação imediata, sublinhando que a equipa está obrigada a competir de forma muito diferente daquela que apresentou no último jogo. 

«Temos de fazer bem melhor do que no último jogo. A pancada em Guimarães foi forte, mas merecida. Serviu para percebermos que temos de basear sempre o nosso jogo em determinados pressupostos: agressividade, intensidade, concentração. Muitos desses pressupostos não estiveram presentes e temos de os ter.» 

João Pedro Sousa explicou que a derrota no Minho trouxe lições claras e que a prioridade passa por restaurar aquilo que considera ser a base competitiva da equipa. «Este jogo é importante para darmos uma imagem diferente do jogo passado. Não gostámos da imagem que deixámos.» 

Questionado sobre as críticas deixadas no final da partida em Guimarães, o técnico reforçou que o discurso público é coerente com aquilo que transmite ao grupo. «Tenho de ser honesto com quem está do outro lado, com os jornalistas, comigo e com os jogadores. Fui duro com os jogadores, fui duro comigo, mas foi aquilo que se passou. Se quero evolução competitiva, não há que esconder.» 

Sobre o adversário de amanhã, o timoneiro dos avenses destacou a valia individual e o impacto de Clayton e André Luiz na manobra ofensiva dos rioavistas. «O Rio Ave tem muita qualidade individual. Basta referir os dois jogadores da frente: velozes, fortes no duelo, na finalização, com muitos golos. É uma equipa jovem, com capacidade física, que fecha bem a baliza com uma linha de cinco e explora muito a velocidade e os corredores laterais.» 

Apesar da dificuldade reconhecida, João Pedro Sousa acredita na capacidade de resposta do plantel. «Percebemos onde o adversário é mais forte e percebemos que temos de evoluir muito tendo em conta o último jogo. Acredito que ao nível da concentração, agressividade e competitividade vamos estar claramente melhores.» 

 «Estamos obrigados a jogar e tentar ganhar. E se não conseguirmos ganhar, há coisas que têm de estar sempre presentes. Se perdermos, não podemos perder como no último jogo.» 

O Aves SAD recebe amanhã o Rio Ave, ainda há procura da primeira vitória na Liga Portugal Betclic