João Félix marcou 15 golos em 60 jogos por Portugal
João Félix marcou 15 golos em 60 jogos por Portugal - Foto: IMAGO
Adicione A BOLA às suas preferências do Google

João Félix iguala Jordão, Cancelo e Ramos no top-20 e Vitinha em estreia

Autores dos quatro golos na vitória de Portugal na Dinamarca subiram na tabela de melhores marcadores da Seleção

João Félix marcou o terceiro golo em outros tantos jogos na edição 2026/27 da Liga das Nações, na Dinamarca (4-2), para igualar Rui Jordão no 15.º lugar dos melhores marcadores da história da Seleção Nacional.

O avançado do Al Nassr entrou aos 81 minutos e ainda teve tempo para repetir o que tinha feito na receção ao País de Gales (1-0) e na Noruega (2-1), ao faturar aos 87', após assistência do também suplente Diogo Dalot. No dia em que cumpriu a 60.ª internacionalização, o atleta de 26 anos passou a somar 15 golos na formação das quinas, igualando Jordão, que, entre 1972 e 1984, também faturou em 15 ocasiões.

Pouco abaixo estão João Cancelo (76.º jogo) e Gonçalo Ramos (30.º), que somaram ambos o 13.º golo, o lateral direito do Barcelona foi assistido pelo ponta de lança do Milan (13'), que marcou aos 25'. Cancelo e Ramos ascenderam ao top-20, igualando precisamente no 20.º lugar três avançados míticos: Fernando Peyroteo, Matateu e Fernando Gomes.

O marcador do outro golo luso foi o médio Vitinha, que faturou de cabeça, aos 67 minutos, para se estrear a marcar pela formação das quinas, à 46.ª internacionalização.

Por outro lado, Cristiano Ronaldo falhou o 29.º jogo oficial pela equipa das quinas desde a sua estreia há mais de 23 anos. Nestes 29 jogos, Portugal conseguiu 19 vitórias, quatro empates e seis derrotas, com os motivos para a ausência do avançado a serem variados, a maioria por lesão ou opção técnica, mas também em acordo com os selecionadores, como aconteceu na fase de grupos da primeira Liga das Nações, em que só atuou na fase final, conquistada pelos lusos em 2019.

Cristiano Ronaldo falhou uma partida em Europeus e outra em Mundiais, além de 10 em qualificações para Campeonatos do Mundo, seis em acessos a Campeonatos da Europa e uma na Taça das Confederações. Na Liga das Nações, o avançado não alinhou em 10 encontros da fase de grupos, mas esteve sempre presente nas duas vezes em que Portugal chegou à final a quatro, com os lusos a reconquistarem o troféu em 2025.

A iniciar sessão com Google...