Jaime Faria e Henrique Rocha começam esta noite a luta pela entrada no quadro do Open da Austrália. FPT/Beatriz Ruivo
Jaime Faria e Henrique Rocha começam esta noite a luta pela entrada no quadro do Open da Austrália. FPT/Beatriz Ruivo

Jaime Faria e Henrique Rocha em rota de colisão no Open da Austrália

Os dois tenistas portugueses estreiam-se na próxima madrugada no 'qualifying' do primeiro Grand Slam da temporada e podem cruzar-se na derradeira partida de acesso ao quadro principal onde estão Nuno Borges e Francisco Cabral

Jaime Faria e Henrique Rocha começam a caminhada no Open da Austrália na próxima madrugada (1h20) estreando-se no qualifying do primeiro Grand Slam da temporada, à procura de juntar-se aos dois únicos tenistas portugueses com entrada direta no torneio: Nuno Borges e Francisco Cabral.

Jaime Faria, 151.º do ranking ATP, vai voltar a um recinto onde foi feliz em 2025, quando superou a fase de qualificação, venceu uma ronda e ganhou um set a Novak Djokovic antes de ser afastado. Agora, a partir da 1h20 da próxima madrugada, o lisboeta, de 22 anos, vai medir forças com o croata Luka Mikrut (160.º), campeão em título do Braga Open.

Já Henrique Rocha (157.º), vai encontrar o brasileiro João Lucas Reis da Silva, 204.º do ranking ATP, na primeira ronda.  O rival de Henrique Rocha voltou a ser notícia recentemente por se tornar o primeiro tenista gay assumido a disputar o Grand Slam australiano. João Lucas já tinha sido notícia quando, em 2024, se tornou o primeiro jogador do circuito profissional a assumir uma relação LGBTQIA+.

Os dois amigos que integram a equipa de treino do Centro de Alto Rendimento da Federação de Ténis, estão do mesmo lado do quadro e poderão encontrar-se na ronda decisiva, na qual o portuense, de 21 anos, foi travado na passada edição do Grand Slam.