Iúri Leitão ficou longe das medalhas no Mundial de ominum (FPC)
Iúri Leitão ficou longe das medalhas no Mundial de ominum (FPC) - Foto: IMAGO

Iúri leitão na 9.º posição no omnium nos Mundiais de Pista

Português não foi capaz de recuperar o atraso acumulado após início de concurso modesto. O espanhol Albert Torres é o novo campeão

Iúri Leitão foi nono classificado no omnium nos Mundiais de pista, que decorrem em Santiago do Chile. O novo campeão é o espanhol Albert Torres.

O português, de 27 anos, campeão mundial de omnium em Glasgow-2023, na Escócia, e vice-campeão olímpico na mesma disciplina em Paris-2024, não iniciou bem o concurso, não alcançando melhor do que a 15.ª posição no Scratch (corrida de 10 km), uma das suas especialidades (tetracampeão mundial em título), entre 24 concorrentes.

Leitão começou a recuperar na prova seguinte, de Tempo, com o 8.º lugar, e teve desempenho ainda superior na terceira ronda do omnium, a Eliminação, fechando no quarto posto, que lhe permitia ascender ao oitavo lugar provisório (com 72 pontos, a 36 do líder Albert Torres) antes da derradeira prova, a corrida por Pontos.

Nesta, o ciclista luso esteve ao ataque e chegou a somar 20 pontos por ter ganho uma volta, mas depois perdeu fulgor e concluiu o concurso na nona posição, com 104 pontos.