Mundial
Mundial
Irão deixa nova carta no balneário: «A honra acima da vitória»
O Irão, a precisar de uma complexa combinação de resultados para seguir em frente no Mundial, após o empate com o Egito, repetiu um gesto já visto no jogo contra a Bélgica: deixou uma carta no balneário.
Iran, il biglietto lasciato negli spogliatoi contro il rischio biscotto: “Chiediamo correttezza” https://t.co/SKZJLrx3bO
— Repubblica (@repubblica) June 27, 2026
Na mensagem, a seleção persa agradeceu a hospitalidade de Seattle e deixou um forte apelo ao fair play, sublinhando que «a honra está acima da vitória». Este gesto surge num contexto de críticas dirigidas à FIFA e aos Estados Unidos devido a barreiras logísticas enfrentadas pela comitiva.
«Viemos do IRÃO. Viemos de uma terra que, há milhares de anos, coloca a honra acima da vitória. Para nós, o futebol não é apenas uma competição por resultados. É um teste de caráter. Talvez seja possível conquistar pontos de muitas maneiras, mas o respeito não. Talvez uma equipa possa seguir em frente, mas somente por meio da justiça e da honra alguém pode permanecer de cabeça erguida diante da história. O fair play não é apenas uma linha nas regras do futebol; é a alma do jogo. Obrigado, Seattle, pela hospitalidade. E obrigado a todos os iranianos que deram os seus corações, as suas vozes e todo o seu ser pelo Irão. IRÃO, sempre de cabeça erguida», lia-se na nota.
Recorde-se que o Irão esteve muito perto de garantir a qualificação frente ao Egito, mas um golo de Khalilzadeh, já na compensação, foi anulado pelo VAR por um fora de jogo milimétrico. Agora, a seleção está na luta dos melhores terceiros classificados.
Atualmente, com três pontos e um saldo de golos nulo, o Irão ocupa a sexta posição entre os terceiros classificados, o que, para já, lhe garante a passagem. Contudo, o seu destino depende dos resultados dos jogos de sábado nos grupos J, K e L — Argélia, RD Congo e Croácia ainda podem ultrapassar os iranianos.