Gianni Infantino à entrada para a gala The Best
Gianni Infantino (IMAGO)

Infantino quer Mundial de Clubes de dois em dois anos   

Edição em estreia nos EUA parece estar a convencer a FIFA

Ainda este Mundial de Clubes não terminou e o presidente da FIFA, Gianni Infantino, já está a pensar em grande sobre a competição, que tem sido criticada por não dar descanso aos jogadores.  

Apesar disso, o programa espanhol El Chiringuito garantiu, na quarta-feira, que Infantino está a considerar reduzir para metade o tempo entre competições - o próximo Mundial está previsto apenas para 2029, a competição foi pensada para decorrer de quatro em quatro anos, como o Mundial de seleções, mas o organismo estará a pensar realizá-lo de dois em dois anos.  

A justificação? Clubes e jogadores aceitaram, até pelos prémios monetários, e Infantino gostaria assim de aproveitar todos os verões. Os critérios de participação teriam, então, de ser revistos.  

Organizada, pela primeira vez com novo formato, nos Estados Unidos, com 32 clubes, a nova versão do torneio parece ter convencido a FIFA, apesar das críticas, como os estádios meio vazios. 

Porém, alguma resistência deverá ser encontradas nas Ligas nacionais, sendo que muitas delas viram já os calendários condicionados – o PSG pediu o adiamento da primeira jornada da Ligue 1, por exemplo, e Javier Tebas, presidente da LaLiga, disse recentemente que «tudo fará» para acabar com a competição. 

O Onze Mondial sublinha ainda que com esta ideia, a FIFA espera diversificar fontes de receitas e reforçar influência mundial, escolhendo anfitriões tão díspares como Brasil, Marrocos ou Qatar. 

 Restaria saber como encaixar este modelo com Mundial, Euro e Copa América. 

Parceria: todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa 

Sugestão de vídeo: