Molenbeek é detido por John Textor (IMAGO)
RWD Molenbeek é detido por John Textor (IMAGO) - Foto: IMAGO

Histórico Molenbeek muda de nome por decisão de John Textor

Clube belga foi rebatizado de Daring de Bruxelles (extinto desde 1973) e a escolha está a motivar críticas entre os adeptos

O RWD Molenbeek mudou de nome, tendo sido rebatizado de Daring de Bruxelles (fundado em finais do século XIX e extinto em 1973). Em causa uma decisão de marketing do empresário norte-americano John Textor, proprietário do clube, que já está a dar que falar entre os adeptos.

Segundo o L'Équipe, a mudança estende-se ao logótipo e ao número de registo do clube, regressando ao número 2 (por 60.000 euros), evocando o estatuto do mesmo como o segundo clube mais histórico do futebol belga.

«Monumento ao futebol belga, à tradição de Bruxelas e à cultura popular, o Daring de Bruxelles renasce como uma fénix, 130 anos após o seu nascimento em 1895», afirmou a direção do emblema belga ao DH Les Sports, numa alusão à iniciativa, inspirada em John Textor.

A alteração foi justificada com o facto de RWDM ser «um acrónimo difícil de definir internacionalmente», assim como de «pronunciar em inglês», sentindo o clube a necessidade de se transformar numa «marca internacional forte» apesar de manter a história e a identidade.

«As cores do clube — vermelho e preto, às quais se junta naturalmente o branco por razões históricas óbvias — serão agora realçadas por motivos dourados, uma referência ao brasão original», indicou o clube.

A decisão gerou polémica junto de alguns adeptos, que já promoveram um abaixo-assinado contra as mudanças.

Sugestão de vídeo: