Governo alerta para importância de «atuação responsável» dos dirigentes desportivo
O Governo reafirmou o «compromisso com um desporto seguro e responsável», em comunicado emitido no rescaldo de reuniões da Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, com Sporting e FC Porto esta tarde.
Os encontros ficaram marcados por «um espírito de cooperação institucional». O Ministério Público instaurou na terça-feira, um processo-crime para averiguação dos factos ocorridos, depois de os leões se terem queixado de uma intoxicação no balneário, que levou a que Ricardo Costa, treinador, e Christian Moga, pivô, fossem assistidos no local. O Governo garante estar a acompanhar o processo «em articulação» com a Federação Portuguesa de Andebol.
A «apreciação dos factos e a eventual adoção de medidas», ainda assim, serão da responsabilidade das «entidades com competências próprias, designadamente às federações com utilidade pública desportiva, responsáveis peloexercício, em exclusivo, de poderes regulamentares,disciplinares e outros de natureza públicanos termos da lei».
Em paralelo executivo revela que a «área governativa do Desporto está a preparar, em articulação com a Administração Interna e com o apoio da Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto, um conjunto de medidas estruturais orientadas para um ambiente desportivo mais seguro, inclusivo e responsável».
O Governo reforçou a «disponibilidade para um diálogo contínuo com os principais intervenientes do setor», mas realçou a importância de uma «atuação responsável dos dirigentes desportivos, atendendo ao impacto das suas intervenções públicas na sociedade».