Gil Vicente: Galos sabem o que é surpreender no Dragão

Desde o regresso à Liga Portugal Betclic, em 2019/2020, os galos travaram o FC Porto por duas ocasiões em sua casa

Apesar de ser tradicionalmente um terreno exigente, o FC Porto já conheceu dissabores frente ao Gil Vicente no Estádio do Dragão. Desde o regresso dos minhotos à Liga Portugal Betclic, em 2019/2020, os gilistas deslocaram-se por seis vezes ao reduto portista para jogos do campeonato, tendo conseguido resultados positivos em duas dessas ocasiões. 

A primeira surpresa surgiu na época 2021/2022, uma temporada histórica para ambos os emblemas. O FC Porto sagrou-se campeão com 91 pontos, um recorde absoluto da competição, enquanto o Gil Vicente alcançou um inédito quinto lugar, somando 51 pontos, o melhor registo da sua história. No duelo disputado no Dragão, as equipas empataram 1-1: Fran Navarro adiantou os barcelenses aos 62 minutos, mas Evanilson restabeleceu a igualdade apenas quatro minutos depois. O encontro ficou ainda marcado pela expulsão precoce de Vítor Carvalho, logo ao minuto 2, deixando os visitantes em inferioridade numérica durante praticamente todo o jogo. 

Na temporada seguinte, voltou a haver surpresa. Mehdi Taremi inaugurou o marcador a favor dos da casa, aos quatro minutos, mas os golos de Fran Navarro, aos 27, e Murilo, aos 45+2, deram a vantagem ao Gil Vicente. Desta vez, foi o FC Porto a terminar o encontro com menos jogadores, após as expulsões de João Mário, aos 35 minutos, e de Uribe, aos 52. 

Na próxima segunda-feira, às 20h15, escreve-se mais um capítulo deste duelo nortenho. Num palco historicamente difícil, o Gil Vicente volta ao Dragão consciente de que já sabe o que é surpreender os dragões.