Festa de adeptos do Galatasaray em Berlim termina em tragédia (vídeo)
A celebração do título do Galatasaray não se limitou à Turquia. Este domingo, milhares de adeptos do clube de Istambul saíram às ruas de Berlim, na Alemanha, para festejar a conquista.
Segundo o Sport Bild, cerca de 2500 pessoas marcaram presença nos festejos organizados na capital alemã. No entanto, os momentos de alegria acabaram por dar lugar a episódios de tensão.
Durante os festejos, foram lançadas tochas, pedras e garrafas contra a polícia, provocando 33 feridos entre os agentes das autoridades.
«É inacreditável que estejamos a sair de uma noite normal com 33 colegas feridos», disse o chefe regional do sindicato da polícia, Stephan Weh: «O desporto está sempre associado a emoções e também pode ser celebrado de forma frenética. As garrafas, as pedras e a pirotecnia podem fazer parte das celebrações no Bósforo, mas no nosso país não se atiram às pessoas e corre-se o risco de ferimentos graves ou mesmo de morte. Com base nos últimos quatro dias em particular, esperamos que os partidos não se limitem a falar, mas que comecem a trabalhar na Lei da Liberdade de Reunião e na anunciada Lei da Segurança de Eventos antes da pausa política de verão, para que esta loucura nas nossas ruas chegue ao fim.»
🇹🇷🇩🇪Turkish football fans riot in Berlin, 33 police officers injured.
— Remix News & Views (@RMXnews) May 19, 2025
Thousands of Galatasaray Istanbul fans celebrated the championship on Berlin's Ku'damm. Riots quickly followed, included firework attacks and violence against the police. pic.twitter.com/i0XZOWxmxe