Fernando Alonso aponta ano para o fim da carreira
O bicampeão mundial Fernando Alonso sugeriu que 2026 poderá ser a sua última temporada no campeonato do mundo de Fórmula 1.
Contudo, fez ressalvas significativas para que este cenário se concretize. «Tudo depende de como me sentir no próximo ano, física e mentalmente», explicou Alonso numa entrevista ao jornal espanhol AS. «Mas ainda não sei, não tenho uma ideia clara. Se o nosso carro tiver um bom desempenho no próximo ano, há uma séria possibilidade de que seja a minha última temporada na Fórmula 1», explica.
O espanhol acredita que as suas hipóteses de sucesso até são maiores a partir de 2027 devido à continuidade do trabalho desenvolvido com o engenheiro da Aston Martin.
«Sei que terei uma melhor oportunidade de ter um desempenho mais forte em 2027 e 2028, quando haverá mais estabilidade no nosso trabalho com Adrian Newey e os outros membros da equipa. Eles podem ter um bom desempenho no primeiro ano, mas certamente nas duas temporadas seguintes a equipa será muito mais forte», perespectiva o piloto da Aston Martin.
Alonso quer acabar a carreira em altas
Por isso, tudo depende de como correr a próxima temporada. «Mas tenho de decidir isso. Se o nosso carro tiver um desempenho fraco, há uma hipótese de ficar mais um ano para terminar a minha carreira com uma nota positiva. Mas se tivermos um bom desempenho, 2026 será provavelmente a minha última temporada», conclui.
O espanhol conquistou dois títulos mundiais – em 2005 e 2006 com a Renault – e no domingo, em Baku, registará a sua 418.ª partida na Fórmula 1.