Gonçalo Guedes, reforço da Real Sociedad, enquanto jogava no Wolverhampton (FOTO IMAGO)
Metade dos 100 jogadores contratados por clubes espanhóis aguarda o registo oficial (foto IMAGO) - Foto: IMAGO

Estreia de Gonçalo Guedes pode ser adiada

A cinco dias do arranque da La Liga, internacional português não sabe quando pode jogar pela Real Sociedad. Saiba porquê...

MADRID — No seu regresso ao futebol espanhol, Gonçalo Guedes assinou pela Real Sociedad mas, ao não estar ainda inscrito em LaLiga, não sabe quando poderá começar a jogar.

A escassos cinco dias do começo do campeonato, o jogador português não é o único a estar nessa situação. Dos mais de 100 reforços contratados pelos 20 clubes que participam na prova, metade está à espera de ser registada oficialmente para poder ficar tranquila e poder saír do limbo em que se encontra. E foi para não ter de viver esta incerteza que Nico Williams se negou a assinar pelo Barcelona quando a sua transferência já estava praticamente fechada.

Este estado caótico deve-se, fundamentalmente, às dificuldades que um bom número de clubes sente para poder cumprir as normas de fair-play e controlo financeiro impostas pela LaLiga, regras que os obrigam a uma corrida contrarrelógio à procura de encontrar a soluções para o grave problema.

Uns estão em pior situação que os outros: o Barcelona tem ainda oito jogadores por inscrever, entre eles Rashford e Juan Garcia; o Celta dos quatro que contratou não registou ainda nenhum; Elche, Levante, Oviedo e Real Sociedad estão em situação idêntica; e o Getafe tem dez jogadores novos sem serem inscritos. Um drama!

Tudo isto cria um clima de incerteza aos adeptos que não sabem que jogadores da sua equipa irão ver e, sobretudo, entre os treinadores que ignoram que formação poderão apresentar e que, prevendo o pior, vão preparando jovens das categorias inferiores para o caso de terem de ser chamados. Tudo isto faz com que nas primeiras jornadas, possa haver um bom número de reforços a não ser utilizado, o que, de certa forma, pode adulterar a competição.

Há clubes como o Real Madrid ou o Atlético que não têm este problema e todos os jogadores que compraram já estão inscritos. Ao Real, sim, falta-lhe inscrever o argentino Mastantuono, já que só atinge a maioridade no dia 14 e só depois dessa data poderá ser inscrito.